sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Caminho da Paz, da Ética, da Amizade, do Respeito...

Prova: 5ª Corrida Caminho da Paz
Local: Shopping Eldorado - São Paulo / SP
Inscrição: R$20,00 (+ R$3,00 de taxa de conveniência)
Data: 24/11/13
Distância: 7 k (1ª)
Geral: 12ª corrida - 2013: 12ª corrida 
Tempo: 33'39'' - Ritmo: 4:48 min/km
Classificação geral masculino: 288 - Categoria (35-39): 42

Correr. Por si só esse já é um motivo mais que suficiente. Mas quando uma organizadora consegue reunir diversos fatores para tornar a corrida ainda mais especial e com motivos um pouco mais abrangentes, o resultado só pode ser uma prova sensacional.

Quando fiquei sabendo sobre a Corrida Caminho da Paz, imediatamente quis participar dessa prova, que remete à viagem que o profeta Abraão realizou há alguns milênios. Apesar disso, a corrida não tem caráter religioso, mas visa chamar as pessoas a sentimentos como Paz, Respeito, Amor, Amizade, Ética, Integração, entre outros. Todas essas palavras já faziam parte do cenário da prova antes mesmo da corrida acontecer, em paineis espalhados por avenidas da região.


O valor de R$20,00 para as inscrições já era baixo, e quando notei a grandeza da prova se tornou irrisório. O kit pré-prova, retirado um dia antes no Shopping Eldorado, foi composto de camiseta, garrafinha de água do tipo tetra pak, boné e creme da Natura. Até a embalagem da água foi personalizada. Sem esquecer da sacola, diferente das que normalmente são entregues como "sacola de treino", essa é mais uma sacola-bolsa mesmo. De ótima qualidade.

Sim, corremos por tudo isso e muito mais!

Claro que tudo isso são detalhes, importantes e interessantes, mas são apenas a cereja do bolo, que é a prova em si. E essa foi particularmente especial, principalmente pra mim que ainda não tinha corrido num percurso que não começasse e terminasse no mesmo lugar. Aliás, pelo que já conheço das corridas de rua, é muito raro que as provas com menos de 10k tenham percurso único.


Para que os atletas não tivessem que voltar ao ponto de partida, a organização recebeu a todos no Shopping Eldorado, onde tivemos direito a estacionamento gratuito. Dali, ônibus fretados levaram os atletas para a largada, na Avenida República do Líbano bem próximo ao Parque Ibirapuera, ponto mais alto do trajeto que foi quase 100% plano, aliás até com um ligeiro declive em vários trechos, afinal descemos sentido rio Pinheiros. Muita organização nesse traslado, ainda assim a logística bem montada não evitou um atraso na largada de 15 minutos para que os últimos ônibus pudessem trazer os corredores. Pouca chiadeira, mas no geral todos entenderam.

Traslado gratuito do Shopping Eldorado (chegada) até a largada
Às 07:45h foi dada a largada e todos atravessamos um pórtico que imitava um daqueles muros antigos feitos de grandes pedras. Havia marcação de baias de ritmo, mas sem qualquer controle (falha cometida pelas organizações de praticamente todas as corridas). Larguei próximo a baia C e não tive dificuldade em seguir meu ritmo pela larga Avenida República do Líbano, usando a calçada algumas vezes a exemplo de outros corredores. Mas antes do GPS marcar o primeiro quilômetro isso já não seria mais necessário, o percurso teve um ótimo espaço.

Sendo minha primeira vez na distância de 7k, que é uma distância rara em corridas de rua, eu buscava um tempo final abaixo de 35 minutos. Eu olhava no meu Nike+ e ele mostrava um pace de 4:20, que eu achava rápido demais pois eu estava me sentindo extremamente confortável. Esperei cruzar a placa de 1k pra confirmar o ritmo, mas se ela existiu estava muito bem escondida.

Segui na mesma batida, relógio e gps do celular acusando um pace abaixo de 4:30 min/km, quando afinal uma placa, a de 2k, veio em defesa dos aparelhos e me mostrou, para minha surpresa, que eu estava realmente bem acima da velocidade necessária pra alcançar o objetivo. Mas eu diminuí um pouco a pegada quando entramos no Túnel Tribunal de Justiça. Tantas vezes passei por esse túnel, dirigindo rumo ao Morumbi, bairro onde toco em dois bares semanalmente. Aprendi a ter aversão por ele, sempre lotado me fazendo perder vários minutos para atravessá-lo.
A pé, esse túnel me pareceu menos imponente e desafiador. Talvez por isso eu não tenha sentido tanto o abafamento relatado por outros corredores, inclusive minha esposa. O que me incomodou mesmo foi o barulho dentro dele, vindo daquelas turbinas que eu acho que tem a função de fazer circular o ar, não sei direito.

Na saída do túnel e na Avenida Juscelino Kubtischek até virar a direita antes de cruzar a Brigadeiro Faria Lima eu seguia forte (para os meus padrões) mas já sem a ajuda plena dos GPS, que se confundiram dentro do túnel. O do relógio por exemplo marcava um pace igual a 0:00 como se eu estivesse parado. O do Micoach no celular dizia que eu tinha feito o último quilômetro em menos de dois minutos, que beleza!
Porém o relógio, se não mostrava o pace atual, continuava mostrando o ritmo médio, e isso pra mim era suficiente; tanto que cruzei a marca dos 5k em 24'01'', o meu recorde nessa distância até aqui. Manter a toada abaixo de 5 min/km garantia o meu objetivo.

Mais uma freeway dominada, dessa vez a pista
lateral da Marginal Pinheiros

Algumas curvas e cotovelos depois, não tive como evitar a sensação de poder ao entrarmos na pista local da Marginal Pinheiros. O fôlego já não era o mesmo, e o pace subiu pra bem próximo de 5min/k. Mas a sensação de saber que estamos vencendo uma avenida tão problemática em termos de trânsito, que inclusive na semana passada teve até arrastão, isso faz com que uma força extra nos empurre pra frente.

Antes de virar a direita na Av. Rebouças e cruzar a linha de chegada em 33'39'', ainda fui ultrapassado algumas vezes por corredores que eu havia deixado pra trás nos quilômetros anteriores. Mas só havia motivos pra comemorar.
O objetivo de sub-35 foi alcançado, com sobra de 1'20''. O percurso havia sido lindo por ruas e avenidas famosas da cidade. A organização caprichou também na hidratação, suficiente pra distância de 7k.
E ainda deu tempo pra conhecer pessoalmente um amigo até então virtual, o Osmar Macias e sua esposa Leonor, responsáveis pela página no facebook Na Faixa que auxilia muitos corredores, iniciantes ou não, divulgando provas com inscrições gratuitas ou com valores abaixo de R$40,00.

Corridas que trazem amigos que trazem corridas que trazem
mais amigos que trazem mais corridas...
Duas lindas medalhas para a nossa coleção pessoal
Mais uma prova que já faz parte da minha lista de provas preferidas e que devo repetir em 2014.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Vlw meu amigo.
    Foi um prazer estar com vcs.
    E boa prova Circuito das Estações - Verão.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luiz! Gostei do relato! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Todo relato de corrida que leio no Blog Luiz (exceto o Adidas Primavera que corremos juntos), me dá vontade de ter participado... Show de bola essa corrida. A próxima estaremos juntos novamente. E Vamos que Vamos!!!

    ResponderExcluir
  5. Teu sub 50 nos 10 k tá garantido, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força, Gilson, e obrigado pela visita. Vamos ver, treinei pra tentar essa marca e tudo indica que é possível, mas se não for dessa vez vai na próxima hehe

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.