sábado, 7 de junho de 2014

Balanço maio


Maio foi o meu pior mês do ano em matéria de treinos. Perdeu até de fevereiro, que teve menos dias. Em compensação, foi o mês do ano com mais provas e uma delas muito especial: minha estreia na meia-maratona.

Dos 31 dias do mês, só corri em 12 (pior marca do ano). Ou seja, foram 9 dias de treino e 3 de provas. Teve um pouco de preguiça, teve compromissos, enfim, o objetivo que era atingir 200 Km no mês ficou pra depois. Quem sabe em junho.

A felicidade de correr 21k: Meia de Sampa
Mas isso não significa que os outros 19 dias foram de sedentarismo. Estou pedalando todos os dias, nem que sejam 5 Km, e tem também a natação duas vezes por semana. A musculação eu abandonei de vez; não se pode fazer tudo, ainda mais quando não há vontade :-P mas a natação faz o trabalho de fortalecimento e substitui à altura a academia, a menos que o objetivo do sujeito seja hipertrofia.

O mês também foi de singela comemoração por um ano desde a primeira corrida, em 26/05/13. E eu festejei correndo ao lado da esposa, curtindo sua quebra de recorde pessoal nos 5k na 7ª Corrida Droga Mata Esporte Salva. Um ano de provas sem lesões e, como vocês podem acompanhar na minha lista de Corridas, com evolução constante, ainda que lenta ou modesta para padrões atléticos ou mais exigentes. Porém, maravilhoso para o que eu busco ou até além do que eu esperava para esse primeiro ano.

Completar meus primeiros 10k na areia – Sesc Bertioga – também me fez sentir na prática como tem corredor casca grossa por aí. Afinal, se 10k foram difíceis, imagino como deve ser correr uma meia ou mesmo uma maratona inteira nesse terreno, como alguns amigos já fizeram (Marcelo Barreto e Fábio Namiuti que o digam). Se a musculatura não estiver muito preparada, é nocaute na certa.

A próxima prova-alvo é dia 03/08, tentando baixar o meu tempo na minha segunda meia: a Golden Four Asics. Enquanto isso, espero ir melhorando também nas distâncias menores, nessa época de Copa do Mundo onde as provas serão escassas. Meu calendário tem, por enquanto, o Circuito da Longevidade no dia 08/06 em São José dos Campos (correndo pela segunda vez a distância de 6k e tentando baixar o tempo de 29m25s conquistado dia 13/10 em São Paulo) e a Prova dos Bombeiros, da Corpore, dia 20/07, pra tentar quem sabe quebrar o recorde pessoal nos 10k que até agora é de 47m30s.

Ah, não posso esquecer de falar que, se não tem provas, tem treino e dos bons: mais uma edição do Ladeiras da Penha, dia 12/06 em pelo feriado por conta da abertura da Copa. A participação é aberta a todos, vamos?

Números maio/2014

Total Quilômetros: 110 (abril: 150)
Dias treinados: 12
Provas disputadas: 3 (Meia de Sampa - 21k, Sesc Bertioga - 10k, Droga Mata - 5k)

Recordes até aqui

Mês com maior quilometragem: março/14 - 178 km (segundo: abril/14 - 150 km)
Km mais rápido: 3m59s (2ª Corrida SADEF 2014 - Bertioga 5k)
5 km mais rápido: 23m03s (Corrida Internacional de Guarulhos 2013)
10 km mais rápido: 47m30s (Corrida do Descobrimento 2014)
21 km mais rápido: 1h43m17s (Meia de Sampa 2014)

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. É isso aí Luiz... Um ano de provas e constante evolução. Ano que vem, na comemoração dos dois anos, vai ter até uma São Silvestre no curriculo e quem sabe algum troféu na sua categoria.
    Só o tempo dirá, e eu acho que ele vai dizer coisas boas meu amigo.
    VAMOS QUE VAMOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Vamos que vamos, amigo Wanderson, essa do trofeu na categoria eu acho que pra comemoração dos dois anos de corrida não vem, mas eu acredito que um dia vem, quem sabe em 2016 que eu estarei em outra categoria hehehe bora treinar e buscar esse desafio.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.