terça-feira, 23 de setembro de 2014

Circuito Popular Etapa Sé

Prova: Circuito Popular de São Paulo - Etapa Sé
Local: Praça da Sé - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 21/09/14
Distância: 4,2 k (4ª)
Geral: 30ª corrida - 2014: 15ª corrida 
Tempo: 18'29'' - Ritmo: 4:24 min/km
Classificação geral masculino: 84º (de 843) - Categoria (35-39): 16º (de 128)
Resultado oficial: http://www.cronoserv.com.br/resultados_info.asp?calendario_chv=1307

Apesar de haver uma Corrida do Centro Histórico que é realizada nas ruas do centro de São Paulo, esse era um percurso que eu ainda não havia feito. Muito melhor que fizesse sem pagar o alto valor daquela mais famosa. Por isso fiz questão de participar dessa corrida do Circuito Popular. E muitos tiveram a mesma ideia, visto que essa etapa foi bem procurada pelos corredores que esgotaram as vagas nas subprefeituras da Sé e da Vila Mariana muitos dias antes da prova.

O domingo amanheceu com chuva, e certamente espantou alguns atletas de açúcar. As corridas com inscrições gratuitas tem esse ônus, não acredito que alguém desista de ir a uma prova pela qual pagou, simplesmente porque está chovendo. Ainda assim havia muitos corredores aguardando a chuva passar no hall da estação Sé cerca de meia hora antes do início da prova. E não é que a chuva deu uma trégua? Às 7:15, quando subimos para guardar as mochilas no guarda-volumes e alinhar para a largada, já não chovia no centro da cidade.

Aguardando dentro da estação de Metrô
Os relógios GPS, tanto o meu quanto da minha esposa, não encontraram o sinal dos satélites. O jeito foi correr só com o cronômetro. Acostumado a controlar o ritmo de olho no relógio, acredito que larguei forte demais, até por ter me posicionado ali no gargarejo e ter por referência o ritmo daqueles que correm realmente forte.
Não saberei a que ritmo estava no primeiro quilômetro, mas após sair da Praça da Sé e cruzar a Rua Boa Vista, entrei no Viaduto Santa Ifigênia com a respiração bem acelerada. E ali foi preciso segurar o ritmo de qualquer maneira, pois o piso estava extremamente escorregadio e os pés deslizavam sem muita firmeza.

Mas logo atingimos o asfalto e eu consegui encontrar um ritmo interessante pra cruzar a Casper Líbero, a Av. Ipiranga e a Sete de Abril, passarmos pelo Viaduto do Chá em frente a Prefeitura de São Paulo e encontrarmos um pequeno declive na R. Benjamin Constante e cruzarmos novamente por trechos de "calçadão" molhado e esburacado, acessando de novo a Rua Boa Vista já na reta final da prova.

Que não era para ser a reta final, já que no fim da Rua Boa Vista a placa de 4k indicava que era preciso um outro trecho se a prova quisesse ter os 5k anunciados. Mas não tinha: passamos a tal placa, entramos na Praça da Sé e cruzamos o pórtico com aproximadamente 4.200 metros. Apesar de não ter corrido com GPS, no olhômetro já deu pra perceber a distância entre a placa e o pórtico, mas o tempo final de 18m29s com um pace projetado de 4:24/Km me dá quase a certeza da distância final.


Cruzei a linha de chegada com a respiração bem ofegante e, apesar de não ter equipamento pra comprovar, sentia que o ritmo estava bem acima do que iniciei a prova, mostrando que realmente larguei mais forte do que deveria. Fiz provavelmente o primeiro quilômetro mais rápido do que os outros, quando o ideal seria o contrário. Talvez se a prova tivesse os 5000 metros o prejuízo seria maior.

Depois, comentando no facebook, fiquei sabendo que o locutor informou antes da prova que a distância seria de 4,2k. Realmente confesso que não dei atenção ao que o locutor dizia antes da prova, estava conversando com os amigos encontrados por lá: Osmar, Leonor, Nivaldo e Silas. Mas isso fechava a conta, apesar de muitos corredores dizerem que conseguiram marcar a distância com aplicativos e que a prova teve 4,5k, 4,7k, alguns  até 5k! Eu não confiaria em meu GPS se ele me informasse uma distância maior do que eu mesmo pudera perceber na prova, aceitaria no máximo um 4,3k, mas cada um que confie nos seus instintos e em seus equipamentos! :)
Aparelhos de GPS não são exatos quando há muitos edifícios ou árvores em volta.

Sem fruta ou qualquer outro mimo que não seja a medalha simples, como tem sido de praxe nessa temporada 2014 do Circuito Popular, seguimos de volta pra casa pelo metrô, melhor transporte nessa etapa que aconteceu ao lado da estação Sé. Mais uma prova concluída, curtinha dessa vez e sem quebra de recorde pessoal, porém mantendo o ritmo e o pace abaixo de 4:30/Km mesmo com a dificuldade da chuva e do piso escorregadio em alguns pontos da prova. Valeu demais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.