quarta-feira, 4 de março de 2015

Pra começar bem o ano, uma Meia!

Prova: IX Meia Maratona Internacional de São Paulo
Local: Praça Charles Miller - São Paulo / SP
Inscrição: R$45,00
Data: 01/03/15
Distância: 21,4 k (3ª)
Geral: 40ª corrida - 2015: 1ª corrida 
Tempo: 1h53'53'' - Ritmo: 5:25 min/km
Classificação geral masculino: 1749º (de 4953) - Categoria (35-39): 383º (de 946)
Resultado oficial: http://www.yescom.com.br/meiasp/2015/portugues/index.asp

Diferentemente de 2014, quando fiz a primeira prova já no dia 12/01, dessa vez a estreia do ano se deu apenas em março. E com uma pequena saga até aqui: comecei a planilha para a Meia em janeiro, e assim que terminou as duas semanas de base fui pego de surpresa por uma lesão na panturrilha direita, que me deixou fora dos treinos por cerca de 20 dias e mandou pro beleléu o período específico. Mas, pensando no desafio maior a que me propus esse ano, a estreia na Maratona, fui pra essa prova disposto a mandar bem.



Retirada de kit em dois dias, sexta e sábado
no Ginásio do Ibirapuera
Provas organizadas pela Yescom estão ganhando um status negativo entre os corredores mais experientes. A São Silvestre é a campeã na lista de reclamações. Mas quando, em julho do ano passado, a empresa lançou uma promoção de inscrição antecipada a R$45,00, resolvi participar dessa Meia que eu ainda não conhecia. E, mesmo pra quem já conhecia, seria como a primeira, já que o percurso foi alterado, apesar de manter a mistura Pacaembu - Minhocão - Ruas do Centro.

Se na SS a extravagância foi impedir a retirada de kits por terceiros, na Meia a exigência foi que o inscrito enviasse uma autorização com firma reconhecida em cartório, para que terceiros pudessem retirar o kit. E, entre os documentos para a retirada, deveria constar o comprovante de pagamento, que muitos não guardam, ainda mais quem fez a inscrição com tanta antecedência. Bom... dificuldades à parte, não soube de ninguém que não conseguiu retirar seu kit.

Praça Charles Miller, palco de diversas corridas
em São Paulo
No domingo 01/03 chegamos cedo em frente ao Estádio do Pacaembu. Tempo pra rever os amigos, entregar o kit do joseense Aldo Lopes que eu havia retirado na véspera e alinhar junto a aproximadamente 7400 atletas sendo que cerca de 6000 estavam inscritos na distância principal e o restante nos 5k.

A largada foi bem congestionada, eu tinha a intenção de manter um pace na casa dos 4:40/km mas no primeiro ficou um pouco acima dos 5x1, com um tumultuado cotovelo já na saída da Praça Charles Miller e depois seguindo pela Avenida Pacaembu onde muitos utilizavam a calçada e eu fui fazendo isso também. Ainda estava com um resto de gripe que me assaltou durante a semana, e confesso que subestimei a prova. Errei na estratégia, mas não perceberia isso tão logo.

Levei a toada até o Minhocão, mas pouco antes de sair dele, no Km 10 (Kms aliás marcados antes pelo relógio do que pelas placas, fato notado por todos os atletas) comecei a sentir dificuldade de manter o pace. Diminuí a velocidade e entendi rapidamente que deveria ter sido mais conservador, por tudo que antecedeu a prova. Mas não fui, achei que dava, pensei até em recorde pessoal, o que não seria fácil já que esse é um percurso muito mais difícil do que as minhas duas meias anteriores.

Até o Km 15 fui assim, levando, e sendo ultrapassado por muitos daqueles que eu deixei pra trás nos quilômetros anteriores. Nesse ponto, recuperei meu fôlego, e estaria pronto para acelerar novamente, mas... as pernas resolveram tomar o controle. Tive a impressão de que elas aumentaram consideravelmente de peso, e me seguravam a ponto de me fazerem pensar em caminhar ou até parar. Os últimos quilômetros foram realmente na base do "eu vim aqui pra isso, vamos cumprir a missão".

Av. Pacaembu, a cerca de 1 Km para o final
A aproximação do fim da prova sempre dá um ânimo a mais e ainda me serviu pra lembrar que, não importa o tempo, 21k é sempre 21k, e lá estava eu completando mais uma. A Yescom não teve culpa nenhuma no meu desempenho - água tinha até demais, Gatorade geladinho no percurso e no final.

Valeu demais a conclusão da minha 3ª Meia, essa com mais sofrimento que a primeira, e também com mais metros: confirmando o que os atletas já atestaram pelos relógios GPS, a CBAt divulgou uma NOTA informando que os resultados dos atletas não seriam homologados pois o percurso corrido foi diferente do aferido. Não informam a distância exata mas deixam claro que a prova teve mais do que os 21.097,5 metros oficiais.
Sabe o que isso significa pra nós, amadores? Isso mesmo, nadica de nada. :)

A minha 40ª medalha
Outro incidente aconteceu no encontro dos atletas PCD, que já voltavam para o término da prova, com atletas que ainda seguiam na primeira parte do percurso. Havia muitos staffs pelo percurso, mas certamente falharam em organizar aquele trecho, porque as motos vieram abrindo caminho no meio dos corredores que vinham de frente, a ponto de causar um acidente. Aparentemente, nada aconteceu, graças a Deus.

E, também graças a Ele, eu inicio oficialmente mais um ano de corridas, agora treinando para minha primeira maratona que será feita em 26/07/15 no Rio de Janeiro.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.