sábado, 4 de julho de 2015

Caminho da Paz

Prova: VI Corrida e Caminhada Caminho da Paz
Local: Parque do Povo - São Paulo / SP
Inscrição: R$ 20,00 (+ 3 reais de taxa)
Data: 28/06/15
Distância: 7 k (2ª)
Geral: 44ª corrida - 2015: 5ª corrida 
Tempo: 29'10'' - Ritmo: 4:10 min/km
Classificação geral masculino: 89º (de 1725) - Categoria (35-39): Não divulgado

Com um ano de atrasado, a VI Edição dessa corrida maravilhosa aconteceu novamente. Em 2014, por dificuldades de encontrar patrocínio devido a realização da Copa do Mundo no Brasil (segundo notícia da Organização Caminho de Abraão), a corrida foi cancelada. Mas, para alegria dos atletas, foi confirmada em 2015 mantendo o mesmo valor quase simbólico de 20 reais.

E claro que eu, mesmo treinando para a Maratona do Rio e um pouco distante das provas curtas e velozes, não ia ficar de fora.


A Corrida Caminho da Paz prega a união entre os povos e as religiões
O domingo amanheceu frio, com termômetros marcando 13º na região do Shopping JK Iguatemi onde os atletas estacionaram os carros. O kit também foi retirado no shopping com opção de sexta ou sábado. Retirei o meu e da minha esposa no sábado de manhã sem fila. Além do número de peito e da camiseta com as tradicionais palavras, um sabonete e uma toalhinha – brindes dos patrocinadores – e chip retornável. Tudo dentro de bonita sacola.

Em 2013, fiquei com a Amizade. Dessa vez, Ética.
Mas essa prova tem um diferencial: largada num ponto e chegada em outro. O percurso foi alterado em relação a 2013: naquele ano, a chegada foi instalada no estacionamento do Shopping Eldorado. Nesta edição seria no Parque do Povo, ao lado do Shopping JK Iguatemi. Mas a largada continuou sendo na Av. República do Líbano.
Por isso os atletas tiveram direito a ônibus que nos levou para a largada, tudo muito organizado e tranquilo. A experiência de embarcar num ônibus cheio de atletas é muito bacana e já dá uma adrenalina a mais para a prova. Experiência parecida já vivi esse ano nas 15 Milhas da Maratona de SP, porém naquele caso todos já tinham concluído sua prova pois o ônibus nos leva da chegada para a largada.

Já no ônibus encontrando amigos! Esse é o Junior,
do nosso grupo no Facebook
Sem atrasos, a largada foi dada. Primeiro os sócios dos clubes Pinheiros, Sírio e Monte Líbano. Depois, os atletas PCD. Por último o pelotão geral, e lá fomos nós na Av. República do Líbano sentido a Av. Pedro Álvares Cabral, palco da minha última corrida. Mas não chegamos a percorrê-la, fizemos o retorno para depois entrarmos à direita na Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade e logo depois o Túnel Tribunal de Justiça que dá acesso à Avenida Juscelino Kubitschek. Antes de chegarmos na Juscelino em frente ao Parque do Povo, um pequeno trecho na Avenida Brigadeiro Faria Lima e outro na Av. Henrique Chamma.

Esse trajeto é especialmente veloz por dois motivos: o principal, na minha opinião, é o fato de ser praticamente uma reta do início ao fim, com avenidas largas  e só três pontos de "cotovelo", aquelas curvas fechadas que dão uma quebrada no ritmo. O segundo fato é que, apesar de um pequeno aclive no primeiro trecho da República do Líbano e depois na saída do túnel, a prova toda é muito plana e segue até uma trajetória descendente, largando com 751 metros de altitude e fechando com 725 segundo o gráfico da minha atividade no Strava.

Minha Participação


Conhecendo essas características da prova e com a temperatura ajudando, procurei imprimir um ritmo forte ("forte" é sempre segundo meus padrões) desde o início. Comecei em torno de 4:00/km ajudado pela pista sem tráfego graças ao fato de ter largado bem à frente. Já no pequeno aclive em frente ao Parque do Ibirapuera diminui um pouco mas fui mantendo essa toada e analisando a resposta do meu corpo, pois desde dezembro eu não corria nesse ritmo. Mas me senti bem e continuei assim.

A passagem pelo túnel, pra variar, confundiu meu GPS que passou a não mostrar o ritmo atual, mas eu acompanhava o ritmo médio e vi que era dia de recorde.

Av. Henrique Chamma, antes da curva à
direita para a chegada na Juscelino
(foto será atualizada assim que o site fizer a entrega)
O tempo de 29:10 foi uma grande surpresa pra mim, eu esperava algo em torno de 30 minutos, o que já estaria ótimo. Esse resultado é mais do que simplesmente um Recorde Mundial Pessoal: é um combustível e tanto para o psicológico, já que é minha segunda prova seguida dentro dessa preparação pra Maratona que termino bem, batendo recordes.



O resultado foi divulgado no mesmo dia porém com a classificação geral exibida pelo Tempo Bruto, apesar dos nomes aparecerem na ordem do Tempo Líquido. Isso foi corrigido dois dias depois. Porém a única falha fica por conta da falta da classificação pela faixa etária.

Que essa corrida continue acontecendo ano a ano, tanto pela sua organização, pela beleza, quanto pelo tema, mais que necessário no momento em que vivemos.



Comente com o Facebook:

2 comentários:

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.