quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Melhorando um pouco mais nos 10k

É sempre uma delícia participar do Circuito de Corridas Caixa, que acontece em São Paulo todos os anos no Pacaembu. Uma prova bem organizada, com presença da elite, no percurso manjado mas bonito que larga em frente ao estádio e percorre a Av. Pacaembu e o Elevado Presidente João Goulart (nomeado anteriormente de Presidente Costa e Silva), mais conhecido como Minhocão. O valor não é barato, mas quem tem conta na Caixa paga menos. Infelizmente, perdi o prazo para esse desconto e acabei pagando a inteira.
Para valer a pena, fui lá buscar mais um Recorde Mundial Pessoal.



Essa foi a minha primeira corrida de 10k depois que entrei para a Balbino Performance Assessoria Esportiva, antes eu havia corrido uma prova de 5k em julho, no Circuito Popular do Grande ABC. Desde o ano passado que estou me inscrevendo em bem menos provas, preferindo me preparar mais pra elas em vez de entrar em todas as corridas que aparecem. Tenho percebido que o caminho do meio é muito mais interessante: muitas provas nos impedem de treinar adequadamente pra cada uma delas e geram um desgaste muito grande, porém como diz a velha máxima "treino é treino, jogo é jogo", portanto é preciso estar presente nas competições para colocar em prática aquilo que treinou.

A retirada de kits, como sempre acontece nessa prova, foi feita na sexta e no sábado na loja Centauro do Shopping West Plaza, que tem fácil acesso pelo metrô Barra Funda. Fui com a esposa e alguns amigos no primeiro horário da sexta-feira e não enfrentamos fila. Uma bela camiseta e uma deliciosa barra de cereais fizeram parte do kit pré-prova. O chip retornável, como é de praxe nesse Circuito, ficou para ser retirado antes da prova.
No domingo preferimos utilizar o automóvel. Estando em 4 pessoas e sem trânsito é uma boa opção, mas como já conhecemos o "sistema", paramos a cerca de 800 metros da largada para não sermos importunados pelos flanelinhas.
A arena estava tranquila por volta das 6:30 e a retirada de chip também foi rápida. Tempo pra encontrar os amigos da Equipe Pace Suicida, colocar o chip no tênis e partir para o aquecimento. Fizemos uma rodagem leve de dois quilômetros avançando um quilômetro pela Av. Pacaembu e voltando para a Praça Charles Miller onde os corredores já estavam alinhados. Procuramos uma boa posição no momento em que era dada a largada dos atletas PNE e da elite feminina um pouco depois das 7h00, e ficamos aguardando a nossa largada que deveria ser dada às 7h15.

Luiz, Wagner, Ronaldo, Maurício (de amarelo, também da minha equipe) e Felipe
A ideia era corrermos juntos até onde desse: eu, o Wagner, o Felipe e o Maurício. O Wagner e o Felipe são atletas mais rápidos, mas nessa prova resolveram segurar um pouco o pace e nos puxar. E nesse intuito largamos, com um pouco de atraso às 7h21. Não estávamos longe do pórtico, por isso praticamente não enfrentamos congestionamento: logo na saída da Praça Charles Miller já encontramos pista livre para encaixarmos o nosso ritmo.

O Wagner e o Felipe corriam um pouco à frente, cerca de cinco metros. O Maurício me seguia de perto e assim completamos os dois quilômetros em ligeiro declive da Av. Pacaembu com pace de 4:07 e 4:03, um pouco mais rápido do que tínhamos planejado. Subimos a Rua Marta, trecho duro do percurso e que derruba bastante o ritmo (são cerca de 200 metros com inclinação de 7%), e nos separamos dos atletas dos 5k que viraram à direita enquanto nós seguimos para a esquerda acessando o Minhocão.

Já no Minhocão. À esquerda, o Maurício
Esse terceiro quilômetro foi completado em 4:24 e a partir daí o Maurício resolveu segurar um pouco. O Minhocão não é plano, mas foi possível voltar para o pace pretendido e os quilômetros 4, 5 e 6 eu completei em 4:10, sempre seguindo os amigos Wagner e Felipe, que corriam soltos. Passei direto pelo posto de hidratação que estava localizado por volta do Km 3.
Mas depois do retorno o sol, mesmo com horário de verão (seria por volta de 6:45 no horário normal) resolveu dar as caras. No posto do Km 7 eu peguei um copo, bebi um gole e joguei o restante na cabeça. Era um prenúncio do que seria aquele domingo, com os relógios próximos ao Bar Brahma, onde toquei na hora do almoço, marcando 37º. Ali, no momento da prova, não estava tão quente, mas pra quem corria era suficiente para superaquecer o radiador :P

Parte final da prova, já ultrapassando os últimos colocados
da distância de 5k
Senti câimbra na panturrilha esquerda depois da marca do Km 6, achei que teria que parar. Diminuí bastante o ritmo, meus amigos quase pararam comigo, mas consegui retomar e concluir o quilômetro em 4:20, somente suportando uma leve dor.
Fizemos a saída do Minhocão e ainda completei o quilômetro 8 em 4:14. Já na Avenida Pacaembu, considerada a parte mais difícil do percurso por ser um leve aclive no momento em que você já está mais cansado, ainda completei o quilômetro 9 de novo em 4:14. Mas nesse momento o cansaço bateu forte. Não via a hora de chegar ao final. Pegamos algum tráfego de atletas que faziam a distância de 5k e que caminhavam, alguns em grupos, nesse trecho. Alguns infelizmente não se percebem que é preciso não fechar a rua enquanto caminham, pois pode gerar até algum pequeno incidente.

Fechei esse último quilômetro, que foi o mais lento, em 4:31, e já na Praça Charles Miller ainda corremos 250 metros até o pórtico de chegada. Staffs dividiam os atletas que estavam sem inscrição, pedindo que seguissem pela direita e impedindo que cruzassem o pórtico.
Segundo o relógio, passei na marca de 10k em 42'23", recorde absoluto na distância. Na corrida Olga Kos (março/16) eu havia completado os 9,8k da prova em 43'29", projetando 10k em 44'20" caso a prova tivesse os 200m que faltaram. Foi portanto uma melhora de 2 minutos no mesmo percurso depois de 7 meses.

Após concluir a prova, a dor na panturrilha se acentuou, e eu passei a caminhar mancando. Não parece ser uma lesão porém será preciso um descanso maior na semana antes da prova de domingo que vem, os 5k da Mexa-se Pela Vida, no CERET.

Kelly, Luiz, Maurício, Domingos e Oshiro
O kit pós prova foi composto de água de coco, suco, maçã e banana, além da bonita medalha. Ponto para a organização também nesse quesito.



Prova: Circuito de Corridas Caixa - Etapa São Paulo
Local: Praça Charles Miller - São Paulo / SP
Inscrição: R$ 100,00 + taxa
Data: 16/10/16
Distância: 10,25 k (11ª)
Geral: 56ª corrida - 2016: 8ª corrida 
Tempo: 43'42'' - Ritmo: 4:16 min/km
Número de Peito: 704
Classificação geral masculino: 82º (de ?) - Categoria (40-44): 12º (de ?)
Resultado oficial: http://circuitocaixa.com.br/resultados
Atividade no Strava: https://www.strava.com/activities/746447607/overview





Circuito das Estações Primavera, minha primeira prova de 10k

Circuito Caixa 2013, primeira vez que corri essa prova


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Mto legal,eu já tinha feito esse trajeto,esse mesmo circuito,e achei pesada a subida do Minhocão,ja nessa com vc sofri bem menos,estou planejando fazer mais treinos por lá,ja Que é um lugar convidativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita, Domingos!
      Realmente na primeira vez sempre parece mais duro, depois vamos enfrentando com menor dificuldade. Se puder mesmo aproveitar os finais de semana pra fazer uns treinos mais longos por lá vai ser interessante!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Sempre um relato fiel, fazendo eu me sentir na prova.(quase doeu a panturrilha), hêhê!!!
    Parabéns pelo R.M.P.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe obrigado Wanderson, desculpe pela demora em responder, não tinha visto esse comentário.

      Excluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.