sexta-feira, 1 de março de 2013

O Adidas Micoach

A maioria dos corredores utiliza, em seus treinamentos, uma planilha de treinos.
Ela pode ser elaborada por um treinador, caso o atleta faça parte de uma equipe ou assessoria esportiva. Encontram-se também aos montes pela internet, especialmente em sites especializados em corridas de rua.

Logo que comecei a treinar, como sou meio viciado em tecnologia, procurei um app para o celular
que informasse, através do GPS, a distância que eu estava percorrendo. Fiquei feliz em saber que existem vários que fazem isso e muito mais.

O escolhido foi o Adidas Micoach, que além de gravar os dados do treino, ainda possui as tais planilhas para as mais diversas necessidades.

Como a maioria das planilhas existentes, ele divide seu treino em zonas, e informa pelo fone de ouvido o momento de acelerar ou desacelerar para manter-se no ritmo correto. Show de bola. É preciso apenas que perca-se um tempo mais ou menos considerável para ajustar as zonas e personalizá-las da melhor maneira possível de acordo com a sua condição física.

Depois do treino, você tem todas as informações de ritmo quilômetro a quilômetro com um gráfico que pode ser visto mais detalhadamente na página da web, como o que segue:



O sistema também te dá uma pontuação baseada na porcentagem de tempo que você permaneceu nas zonas corretas. Com o tempo você para de se preocupar com isso, até porque as pequenas variações no GPS principalmente em dias nublados ou em locais com muitos prédios e árvores dificultam a leitura exata da sua posição e velocidade. Nada que atrapalhe o treino, mas a linha do gráfico acaba ficando com ondulações que no final tiram pontos. O importante é você saber que executou o exercício como proposto, procurando manter o ritmo correto tanto nas zonas mais lentas (azul e verde) como nas mais rápidas (amarela e vermelha).

Atualmente (03/10/13) estou seguindo o plano 07 da primeira etapa, que pretende me ajudar a correr 5k abaixo de 24 minutos. Não estou longe disso, meu melhor tempo até agora nessa distância foi 24'38''.

Esse tempo não é visto nos treinos, já que cada treino é de um tipo: intervalo, progressão, tiro curto, etc, tudo com a intenção de melhorar seu desempenho visando o objetivo final. Somente nas provas ou nos treinos livres em ritmo de prova é que o resultado aparece.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amo este aplicativo, tem me ajudado mto a melhorar os tempos e meu rendimento nas corridas. Rumo aos 10km, logo que baixar meus 5km para os 30", ainda tem mto chão, mas eu nem ligo, nao tenho pressa em bater meus recordes, já que passei 30 e poucos anos sem saber o que era a picada do bichinho da Corrida!

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito do Micoach, já testei outros mas em todos os testes ele foi superior. E hoje nem sei como seriam os treinos sem ele.

    E ele nos ajuda inclusive a segurar essa pressa, pois vamos acompanhando nossa evolução e sabendo que as metas vão sendo batidas aos poucos, só depende de nós! Logo você estará batendo mais essa meta.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.