quarta-feira, 10 de julho de 2013

Correndo no Autódromo... a pé!

Prova: Circuito Popular de São Paulo - Etapa Interlagos
Local: Autódromo José Carlos Pace - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 09/07/13
Distância: 4,2k (2ª)
Geral: 3ª corrida - 2013: 3ª corrida 
Tempo: 20'08'' - Ritmo: 4:48 min/km
Classificação geral masculino: 256 - Categoria (35-39): 54

Quando nos dispomos a fazer algo novo, por mais que nos informemos, pesquisemos e nos preparemos, algumas surpresas são inevitáveis – e muito bem vindas!
Quando eu iria imaginar que, logo na terceira prova, eu correria num palco onde tantas vezes torcemos por um dos nossos maiores ídolos...



Minha terceira corrida, também pelo Circuito Popular de São Paulo, seria diferente das anteriores desde a retirada do kit. A Etapa Interlagos comemorava também os 50 anos da Montevergine, empresa patrocinadora do Circuito. Provavelmente por isso, a prova teve ares de evento da iniciativa privada, tanto na qualidade quanto na organização.

"Cavalo dado não se olha os dentes", diz o dito popular. Mas, como bem disse o Ayrton, "Ou você faz uma coisa bem feita, ou não faz". As inscrições do Circuito são gratuitas, e eu apoio incondicionalmente o projeto, mas é claro que o dinheiro para organizá-las não cai do céu. É dinheiro público, e empresas recebem esse dinheiro para realizar as corridas. Por que, então, tanta diferença em relação às provas pagas? A camiseta, que nessa etapa teve qualidade superior às anteriores, nem é um item que mereça comparação, afinal depois de algumas provas você passa a dar menos importância e acaba com o tempo amontoando camisetas de poliamida. Mas a organização é nitidamente inferior, tendo como ponto mais fraco o percurso geralmente apertado e com distâncias mal aferidas.


Críticas construtivas à parte, a Etapa Interlagos foi diferente de tudo o que eu tinha visto até agora no Circuito Popular. A entrega de kit aconteceu na segunda-feira véspera de feriado em São Paulo. No próprio autódromo, que pra quem mora na zona leste da cidade fica ali onde Judas perdeu os tênis de corrida. Mas muito bem organizado, os atendentes com computadores rapidamente localizavam sua inscrição e você retirava o kit com camiseta de qualidade superior às anteriores (manga comprida, o que ajudou pois a temperatura estava muito baixa), lanche do patrocinador, número de peito e chip.


O dia da prova também fugiu ao tradicional domingo, sendo disputada na terça-feira por ser feriado em São Paulo: 09 de julho, data que lembra a Revolução Constitucionalista de 1932. Outra diferença marcante: havia duas opções de distância, 4,25 ou 8,5 quilômetros, nesta última os corredores davam uma volta a mais. Claro que o iniciante aqui não se arriscou e ficou com a distância menor.

O Hino Nacional foi especialmente emocionante nesse cenário de tantos campeões
A inesquecível imagem do S do Senna tomado por corredores
Pista larga, sem cones dividindo as faixas e sem esbarrões inevitáveis, lá fomos nós enfrentar algumas subidas bem difíceis durante o percurso – diferentemente da última prova, subidas que enfrentei sem caminhar. Pela primeira vez, completei a prova num ritmo abaixo de 5 minutos por quilômetro. Na chegada, muita organização também para entrega da medalha e de mais um lanchinho. Ficamos ainda um tempo por ali, com a sensação de que momentos assim deveriam durar para sempre... mas a garoa fina nos chamava ao carro que, aliás, ficou no estacionamento gratuito do Autódromo.

Tempo fechado, o Micoach não encontrou o GPS, tive que controlar o ritmo na perna mesmo.


Pela primeira vez no Circuito 2013, tivemos medalha personalizada. E o gostinho de quero mais, torcendo pra que em 2014 essa etapa aconteça novamente.


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. A imagem do "S" do Senna colorido do amarelo das camisetas dos corredores é linda. Fico imaginando a emoção de cruzar a linha de chegada. Com certeza, a imaginação me faria e deve ter feito você escutar ao longe o Hino da Vitória... 'TÃ TÃ TÃ!!! TÃ TÃ TÃ!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi assim mesmo, meu amigo. Emocionante demais, desde a retirada do kit até a chegada e a retirada da medalha. Cenário de campeões!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.