segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Parque do Carmo - um oásis na zona leste

Prova: Circuito Popular de São Paulo - Etapa Itaquera
Local: Parque do Carmo - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 11/08/13
Distância: 5k (3ª)
Geral: 5ª corrida - 2013: 5ª corrida 
Tempo: 24'38'' - Ritmo: 4:56 min/km
Classificação geral masculino: 314 - Categoria (35-39): 40 

Um dos aspectos mais importantes, que nos fazem preferir uma determinada prova a outra, é a escolha do percurso. Nada mais animador então, principalmente pra alguém que está em seu primeiro ano de corridas, do que participar de uma prova que acontece toda dentro de um dos parques mais bonitos de São Paulo, onde inclusive eu passei vários momentos bons de minha infância: o Parque do Carmo.
O medo de ficar de fora dessa corrida era tão grande que, pela primeira vez, fomos fazer a inscrição presencial. O Circuito Popular tem um dia para a inscrição presencial, na subprefeitura do bairro que realiza a prova, e um outro dia para as inscrições online, que costumam acabar em minutos.

Apesar desse cuidado, na verdade não seria necessário. Como a prova foi realizada no Dia dos Pais, a prefeitura a incluiu na série de eventos chamada Dia dos Pais no Parque, em que a corrida era só uma das atrações. Então aumentaram o número de vagas, e mesmo as inscrições online duraram dois dias.

Luta livre, corte de cabelo gratuito, distribuição de mudas,
avaliação física e shows musicais completaram a festa
Apesar do grande número de inscritos, a organização foi muito bem, lembrando a Etapa Interlagos do Circuito Popular. Retirada do kit pré-prova sem problemas cerca de uma hora antes da largada, que aconteceu numa das áreas mais bonitas do Parque.

O primeiro quilômetro foi num cenário de arrepiar...
e o clima ajudou, contrariando a meteorologia
O percurso não foi fácil, com algumas subidas leves no começo e uma ladeira que me derrubaria se fosse há dois meses, mas que enfrentei com coragem. Claro, diminuí o ritmo e procurei não pensar no urso que sobe em nossas costas nessas horas. Pra completar o cenário desfavorável, no topo da ladeira estava posicionado o ciclista-fotógrafo Jura Santos, que participa do Circuito Popular clicando os atletas e compartilhando gratuitamente suas imagens para download. E parece que ele gosta de pegar o povo quando os pulmões já estão no limite...

Posso estar morrendo, mas o orgulho salva a foto
Tudo que sobe, desce, e depois dessa ladeira tivemos cerca de 400m em descida íngreme. Soltei o freio, num risco danado para os joelhos, mas eu queria completar esses 5k abaixo de 25 minutos. Consegui: 24'38", meu recorde pessoal até então.

O Circuito Popular não divulga a altimetria.
Gráfico gerado pelo Micoach após a prova
Objetivo alcançado, esperei pra ver o amigo Marcelo Barreto e sua esposa Ana Cristina completar uma prova pela primeira vez. Ele me disse que meus relatos na internet o incentivaram a começar a correr. E quer coisa melhor do que correr com amigos?

Luiz França, Kelly França, Giovanna Giovanini,
Ana Cristina e Marcelo Barreto: Amigos que Correm
O número de participantes das Corridas de Rua tem crescido exponencialmente, isso é muito bom. O mercado já percebeu isso e hoje encontramos seções especializadas em Running em todas as grandes lojas e magazines. A Corrida de Rua movimenta a Economia, a Saúde e principalmente... nos movimenta!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. A sua fisionomia na ladeira e, principalmente a do atleta que está em primeiro plano reflete exatamente o esforço e superação.
    Correr com amigos é infinitamente melhor. Gosto de treinar sozinho, concentrado e com foco na planilha, mas a competição sem ter ninguém para dividir a alegria perde a metade da graça.
    Lindo esse parque, serviu como aquecimento dos olhos para o Adidas Verão Cidade Maravilhosa, hêhê!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah meu querido nem fala, já estou antevendo o visual que iremos encarar na corrida do dia 01/12. Aí é que eu quero ver correr concentrado e com foco hehehehe

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.