sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Chegou a hora!

Janeiro chegou ao fim, e em fevereiro eu completo oficialmente um ano desde que comecei a dar os primeiros passos nas corridas. A meta que me impus para esse início de 2014 é completar a prova do Circuito do Sol, nesse próximo domingo, abaixo de 48 minutos, nessa que será minha 5ª prova na distância de 10k.

Em janeiro aumentei minha carga semanal para 40 quilômetros, divididos em 5 ou 6 dias de treino por semana (sábado off e algum outro dia que não consigo treinar). Iniciei também um curso de natação, duas vezes por semana (terça e quinta). A musculação ficou dividida em 3x (segunda, quarta e sexta).

Exercício do Micoach: esse com apenas 28 minutos, na última
semana antes da prova-alvo
A planilha do Micoach que eu segui para tentar cumprir essa meta teve 64 exercícios, e agora não há nada diferente a ser feito. Claro que matei alguns desses treinos, mas no geral segui a planilha com sua fase de preparação, exercícios específicos e agora nas últimas duas semanas o polimento, em que os treinos são menos intensos e volumosos e não adianta se preocupar, somente acreditar que fiz o meu melhor e que o corpo e a mente estão preparados para enfrentar, com o calor que está fazendo em São Paulo, o Elevado Costa e Silva que, mesmo nos dias de temperatura amena, tem um ar muito abafado – afinal o monstro de concreto está erguido entre duas colunas de prédios que não deixam o ar circular direito. Sem contar sua altimetria variável do começo ao fim, com leves inclinações que vão minando as energias aos poucos.

Minha primeira prova nesse mesmo circuito,
estreando nos 10k: 51m39s
Os corredores mais preparados podem estar pensando: Mas será que esse cantor pensa que 48 minutos nos 10k é um tempo fantástico? Claro que não. Mas é fantástico pra mim! Afinal, como sempre digo, não é contra os outros que corro, mas contra mim mesmo, procurando melhorar minha condição e superar meus limites. 
Por isso essa meta de 48 minutos me deixa ansioso, afinal corri duas vezes nesse mesmo percurso e fiz 51m39s na primeira, piorando o tempo um mês depois com 52m14s na segunda, o que me deixou bem intrigado pois teoricamente eu já estava um pouco mais preparado, conhecia o percurso, etc.

Minha terceira prova de 10k, com 48m32s
em percurso totalmente plano
Meu melhor tempo nos 10k é 48m32s mas foi alcançado em percurso 100% plano, dia 01/12/13 no Aterro do Flamengo. Por isso a incerteza de conseguir baixar esses 32 segundos, dois meses depois no Pacaembu. Ainda teve uma quarta prova de 10k, a Henock Reis Filho em Aparecida/SP (17/12/13), mas na verdade ela teve 100 metros a menos, sendo concluída em 48m31s com altimetria bem mais difícil.

Após o domingo, inicio uma nova planilha, dessa vez pra buscar a segunda meta de 2014 que é completar minha primeira Meia-maratona (veja as metas traçadas AQUI). Se o resultado nos 10k não for alcançado, não tem problema, ficarei feliz em fazer um tempo melhor do que fiz em minhas duas passagens anteriores pelo percurso do Pacaembu. Esse será o Plano B. O Plano C, caso os dois primeiros falhem, é refletir sobre onde errei e procurar acertar nas próximas. Não que 52m14s seja um resultado péssimo, pelo contrário, mas como motivação preciso pensar sempre na evolução e ser um pouquinho rígido pra me manter focado, concordam?

Não deixem de acompanhar o blog e saber, no próximo relato, como foi a prova. Clique AQUI para ter acesso a todas as minhas corridas.

Kit retirado: sacola térmica, boné, camiseta regata, squeeze e
a garrafinha brinde pra quem fez a inscrição antecipada

Números Janeiro/2014

Total Quilômetros: 143 (dezembro: 127)
Dias treinados: 21
Provas disputadas: 1 (Jundiaí - 8k)

Recordes até aqui

Mês com maior quilometragem: janeiro/14 - 143 km (anterior: dezembro/13 - 127 km)
Km mais rápido: 4m03s (Corrida do Internacional Shopping)
5 km mais rápido: 23m03s (Corrida Internacional de Guarulhos)
10 km mais rápido: 48m31s (Circuito das Estações Verão - RJ)

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. No meu modo de pensar você está corretíssimo... Metade da graça de ser um atleta está na busca da evolução e superação... A outra metade, não menos importante, é saúde e envelhecimento com qualidade de vida. Mas (vamos combinar)... Vencer a nós mesmos dá um prazer que só quem sente para saber a dimensão...
    E, não esqueça que há dias e dias... As vezes você erra tudo e se dá bem, outras acerta tudo e se dá mal. Se esporte fosse matemática não ia dar ibope...
    Pense nisso, hêhê!!!
    TODA SORTE DO MUNDO PARA VOCÊ E QUE VENHA O SUB 48'!!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Wanderson, o mais gostoso de tudo é justamente não ter essa certeza, pois se fosse assim era muito sem graça... treinávamos, cumpríamos as planilhas, chegava na prova e tudo sairia conforme o esperado hehe

    Inclusive se tudo der errado, ainda ficamos com o mais importante: a alegria de correr, de participar de tudo isso. Alegria essa que eu nem cito como "objetivo" da prova pois pra mim já é intrínseco, a própria ansiedade em saber como vou me sair já faz parte da alegria, do entusiasmo. Os treinos preparatórios, a inscrição, a retirada de kit, enfim, como sempre dissemos: a prova começa muito antes e termina muito depois! hehehe

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vai la Luiz Franca! Foca nos sub 48 nos 10 Km. Estarei por aqui torcendo por vcs nesta hora!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo incentivo, Wânia!
    É muito bom correr com os amigos, mas se não dá, os amigos com o pensamento correm junto com a gente! hehehe

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.