quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Balanço 2013 e metas 2014

O ano-calendário terminou. Na verdade, como ainda não completei um ano de corridas (comecei a treinar em fevereiro/2013) talvez eu devesse fazer esse balanço somente daqui a dois meses. Mas sabe como é, pra todos os efeitos a virada de ano é sempre aquela data em que avaliamos a estrada percorrida até aqui e projetamos os próximos passos.

Meus números são modestos, mas convém considerá-los sempre como números de um atleta amador iniciante.

Segundo o Adidas Micoach, foram mais de 800 quilômetros rodados em 2013, entre treinos e corridas. O número exato só terei em 2014, afinal desde o primeiro dia do ano vou anotar tudo direitinho tanto offline (através da planilha adquirida no site do Fabio Namiuti) quanto online nas ferramentas que uso como o site Eu Atleta, onde é bem fácil analisar as estatísticas de qualquer período desejado. É, sou meio fissurado por estatísticas, só perdi mesmo os primeiros treinos.

Em fevereiro, os primeiros passos, primeiro alternando trechos de caminhada e de corrida. Em maio, a primeira prova de 5k, concluída em 26'58''. Mesmo não sendo um atleta profissional e nem com aspirações a isso, gosto sim de avaliar meus tempos e busco cada vez mais melhorá-los, respeitando é claro meus limites e procurando evoluir gradativamente. Quando vocês lerem em meu blog algo como "fiz um tempo fantástico", não esqueçam que a minha referência é sempre eu mesmo, e esse fantástico pode ser um resultado pífio se comparado a outros corredores mais preparados / experientes.

Termino 2013 tendo participado de 15 provas, sendo nove delas com 5k ou menos, uma de 6k, uma de 7k e quatro de 10k. Todas elas terminadas de forma satisfatória, onde corri de ponta a ponta, aproveitei as paisagens, os passeios, as viagens (foram duas) e principalmente os amigos e a esposa, que também participou de todas.

Em 2014 conheceremos muitas provas e lugares novos, mas algumas quero repetir, em especial essas:  Volta da Penha; Circuito da Longevidade; Circuito Caixa; Caminho da Paz; Corrida Internacional de Guarulhos; Henock Reis Filho. Gostaria muito de correr novamente no Autódromo, mas acho que o Circuito Popular de São Paulo não será continuado. Uma pena. "Palmas" para a atual administração de São Paulo.

Recordes até aqui

 

Mês com maior quilometragem: dezembro/13 - 127 km (anterior: outubro/13 - 108 km)
Km mais rápido: 4m03s (Corrida do Internacional Shopping)
5 km mais rápido: 23m03s (Corrida Internacional de Guarulhos)
10 km mais rápido: 48m31s (Circuito das Estações Verão - RJ)

Metas

 

Minha primeira e mais importante meta é continuar correndo sem lesões, sem problemas que me impeçam de treinar e participar das provas. Para isso, além de seguir treinando com as planilhas do Micoach, me manterei firme na musculação três vezes por semana.

Há algum tempo tenho vontade de praticar natação e essa vontade se intensificou nos últimos dias. É bem provável que eu entre no curso, na verdade isso não tem relação com a corrida mas pode ser que ajude a melhorar meu sistema cárdio-respiratório, o que no fim das contas vai melhorar meu condicionamento pra correr. A musculatura também deve ganhar um reforço.

Atualmente, estou treinando com base numa planilha que tem o objetivo de me ajudar a concluir uma prova de 10k em 48 minutos. A prova alvo é dia 02/02, o Circuito do Sol no já conhecido trecho Praça Charles Miller / Av. Pacaembu / Minhocão. Comecei essa planilha há um mês, logo após cravar os 48'31'' no Rio, e tenho mais um mês pela frente, portanto estou na fase mais intensa da planilha. Não vai ser fácil, pois o percurso não é nada plano, mas estou treinando firme. E, se não é fácil, a conquista é mais saborosa. Tenho uma prova em Jundiaí dia 12/01 com a distância de 8k, vai servir como prova-treino motivacional para a prova-alvo.

Quero baixar meu tempo também nos 5k, mas vou torcer pra que isso aconteça de forma natural, como consequência do meu treinamento para outras distâncias. Isso porque minha grande meta para esse ano de 2014 é chegar a Meia Maratona. Os 21.097 metros que até há pouco tempo pareciam intransponíveis tornaram-se quase possíveis depois desse último mês de treinos. Alcancei minha maior distância num único treino (15.450 metros) mesmo treinando para os 10k, e acho que dá pra chegar lá nos 21k de forma consciente e metódica.

O plano é começar a planilha após a prova do Circuito do Sol, portanto terça-feira dia 04/02. A prova alvo será a Meia de Sampa, com largada e chegada no Jockey Club de São Paulo, em percurso totalmente plano no dia 11/05, época de clima ameno (outono). Perfeito pra estreia! Será o meu presente de aniversário, já que eu completo 38 anos no dia 17/05.

São Silvestre

E a última meta do ano já está definida desde meados de 2013, quando eu, minha esposa e outros amigos que correm marcamos de correr juntos a São Silvestre 2014. Poderíamos já ter participado da edição 2013, mas gostamos de estar preparados sempre. Isso não é uma crítica aqueles que entram numa corrida de 15k com altimetria mais ou menos complicada como a São Silvestre sem estar devidamente treinados, mas cada um tem seu ritmo e conhece seus limites.

Muitos corredores criticam a São Silvestre, e tem muitas razões justas pra isso. O alto preço nas inscrições é um deles. A São Silvestre 2013 teve 27.500 inscritos, ao valor de R$125,00. É uma questão complicada, pois mesmo com esse valor muita gente que ficou de fora queria estar lá. E outros tantos foram como pipoca.
Outro ponto criticado é a organização, ou mais precisamente a falta dela. Realmente, a São Silvestre sendo a corrida mais famosa do Brasil deveria se espelhar em provas muito maiores realizadas lá fora e que tem uma organização impecável. Mas estamos no Brasil, sabemos que tudo demora um pouco mais pra acontecer. Quem sabe a edição de número 90, em 2014, seja elogiada nesse quesito.
A verdade é que não dá pra se dizer corredor de rua no Brasil sem nunca ter participado da São Silvestre. Estaremos lá, e depois de encará-la eu posto minhas impressões.

***

É isso amigos, espero que o leitor do blog não tenha achado enfadonho esse texto com tantos números e análises que só servem a mim mesmo, mas eu precisava montar esse quadro porque acredito que, sem planejamento, não se chega a lugar algum. Pode ser que o planejamento mude, a ideia da Meia Maratona mesmo surgiu primeiro apenas como uma vontade de seguir uma planilha de Meia mas sem participar efetivamente de uma, depois resolvi encarar e aqui estou.

Colocando meus objetivos claramente, eu sei qual caminho devo seguir. O rumo pode mudar, mas sem nunca parar de caminhar. Ou melhor, de correr!


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. É isso Luiz... Valeu 2013! Que venha 2014! Minhas metas para esse ano são parecidas com as suas. Completar a duas meias maratonas e disputar a São Silvestre.
    Você disse tudo... Em Dezembro vou estar treinando e disputando provas ha mais de dois anos, mas só vou me sentir verdadeiramente um "Atleta Corredor de Rua" quando cruzar a linha de chegada da São Silvestre.
    Para mim é sonho! É mágico! É tudo!
    Outra meta principal que tenho neste ano que incia hoje é parar de fumar (Há 16 horas que não coloco um cigarro na boca. Meu record, mas está sendo muito difícil... Estou quase batendo com a cabeça nas paredes com vontade de fumar.). Lógico que tem influência no esporte que praticamos, mas tem, até mais implicações na minha vida que é meu bem mais precioso.
    Um 2014 com muitos quilômetros e muita saúde para nós todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Wanderson, isso sim é uma meta importante, to contigo nesse objetivo, não esmoreça!

    Você vai ter que batalhar todos os dias, mas tenho certeza que vai conseguir vencer a guerra.

    Correremos juntos a São Silvestre e lembraremos que você estará há um ano sem fumar!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí meu brother, gostei de sua análise, planejamento é tudo e como já deve ter percebido no running, os treinamentos trazem resultados. Tenho uma opinião semelhante a sua, mesmo sabendo que resisto algumas distâncias gosto de me preparar. Valeu brow. Depois faça uma visita lá no meu blog: (Só Pensa em Correr) http://www.sopensaemcorrer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Valeu Erivelton, realmente tenho notado os resultados dos treinos, e isso é gratificante.
    Visitei seu blog e comentei, show de bola, vou passar sempre por lá.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela primeira temporada como corredor e pela grande evolução demonstrada nela, Luiz. Que 2014 seja um ano de ainda mais conquistas, grandes experiências e muito aprendizado. Que você possa chegar ao final dele com muito o que comemorar, como aconteceu em 2013. Satisfação em ter estado ao seu lado em algumas provas, que possamos repetir isso em várias outras desse novo ano. Grande abraço, obrigado pelo apoio e um feliz ano novo a você e toda a família.

    ResponderExcluir
  6. Fábio Namiuti, suas palavras sempre mostram sua humildade, afinal você sabe que é inspiração pra mim e pra tantos outros, iniciantes ou não.

    A satisfação é minha em tê-lo me apoiando e incentivando, conhecer você ajudou demais na minha evolução pois através do relato de quem já percorreu o caminho pelo qual estou passando, é possível tentar desviar de buracos onde certamente eu cairia hehehe

    Um grande abraço e um 2014 de muitos e muitos quilômetros pra nós!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.