segunda-feira, 3 de março de 2014

A primeira na areia

Prova: 2ª Corrida de Rua SADEF
Local: Condominio Costa do Sol - Praia de Guaratuba - Bertioga / SP
Inscrição: Gratuita (1 kg de alimento não perecível)
Data: 02/03/14
Distância: 5,3 k (7ª)
Geral: 18ª corrida - 2014: 3ª corrida 
Tempo: 23'58'' - Ritmo: 4:31 min/km
Classificação geral: 16º/99 - Categoria (36-49): 7º
Resultado oficial: http://chiptiming.com.br/resultados/corridaderuasadef

Estreia é sempre bom. E essa corrida em Bertioga teve algumas estreias: foi a minha primeira no litoral de São Paulo; a primeira na areia; a primeira em que corri com um número de peito de elite, apesar de não chegar nem perto dos feras (o número 05); a primeira com menos de 100 competidores...

Há corridas para as quais nos programamos com antecedência. Há outras que surgem em cima da hora e se encaixam perfeitamente em nossa programação. Foi assim com essa prova, cujas inscrições "apareceram" no site da Chiptiming faltando uma semana para o dia marcado. E, pra não ficar de fora, cravei os nomes Luiz e Kelly no formulário. Um dos primeiros inscritos, o que explica o número de peito com cara de importante.

Já que todos desceram ao litoral para curtir o Carnaval,
vamos nós também - mas com outro objetivo.
Combinamos de ir num carro só com os amigos Osmar e Leonor, administradores da página do Facebook Na Faixa, que divulga corridas com inscrições gratuitas ou com valores até R$40,00. Assim, a pequena viagem até Bertioga não pesou. Não pegamos trânsito algum, pois saímos no domingo às 05:30h e só fomos encontrar um pequeno fluxo de veículos já no final da serra, chegando a Bertioga.

O Condomínio Costa do Sol, local da prova, fica na beira da BR-101 e com isso também foi tranquila a chegada (isso depois de perdermos 20 minutos após passarmos direto da entrada dessa rodovia por conta do GPS maluco). Tempo de sobra pra retirar o kit, comer um lanche, bater papo e ir ao banheiro, que acreditem: era o banheiro da guarita do condomínio. Não havia os tradicionais banheiros químicos – que falha, hein organização? Mesmo com poucos competidores, acredito que para as próximas edições isso deva ser corrigido.

Retirada do kit tranquila e ainda possibilidade de
inscrição na hora. Foto: costama.com.br
As corridas te levam a novos amigos, que te levam
a novas corridas!
Pra quem se irrita com atrasos na largada, dessa vez o negócio foi ligeiro: estava marcado para as 9:30h, mas às 9:20h o locutor chamou a todos para o pórtico e fez lá uma explicação de como seria o roteiro, que no ponto tal haveria uma pessoa orientando o caminho, que no retorno da prova haveria o posto de hidratação, etc. E às 9:26 em ponto, ou melhor antes do ponto, tocou a sirene.

Conferindo o GPS tranquilo de que ainda faltava cinco
minutos... quando então toca a sirene! Foto: costama.com.br
O primeiro quilômetro da prova foi tranquilo. Como havia poucos corredores, não houve congestionamento mesmo pra quem largou atrás. Os primeiros 600m foram no asfalto e o sol estava escondido tornando o clima mais ameno. Completei esse quilômetro em inacreditáveis (para meus padrões) 3m59s, meu recorde num único quilômetro até então. Mas o nosso amigo astro-rei não iria ficar de fora da festa, afinal é verão e praia combina com sol. Ainda assim, na parte de ida ele estava praticamente atrás dos corredores, já que a praia fica virada pra sudeste. Fiz muitas ultrapassagens nessa primeira metade da prova.

Local da saída do asfalto e entrada na areia,
minutos antes dos atletas passarem por aqui. Foto: costama.com.br
A coisa pegou mesmo foi na volta. Com o sol de frente e refletindo na areia, a sensação de calor foi muito forte. Eu continuei ganhando algumas poucas posições, mas o pace foi caindo quilômetro a quilômetro, até chegar nos 5x1 do quilômetro final, o que me fez perder alguns lugares que conquistei.

Mesmo com uma boa vantagem sobre quem vinha atrás,
ainda sofri 4 ultrapassagens antes do final. Foto: costama.com.br
A virada com 2650m já mostrava que a prova teria 300m a mais, porém mesmo com a queda no ritmo consegui manter o ritmo médio em 4'31''/km e assim, ao desligar o cronômetro, vi o meu Nike+ Sportwatch anunciar um novo recorde pessoal nos 5k: 22'43''. Com o acréscimo dos metros não divulgados, meu tempo final de 23'58'' me deixou feliz por saber que, apesar de estar treinando para uma prova 4x maior (a Meia-Maratona) o meu desempenho na distância mais curta continua melhorando.

Minha chegada com 24:00 bruto e 23:58 líquido
Foto: chiptiming.com.br
 A Chiptiming, empresa que fez a cronometragem, merece uma crítica e um elogio. A crítica fica por conta da premiação, que apesar dessa ter sido uma prova com pouquíssimos competidores, a empresa conseguiu se complicar e causar certa irritação em quem aguardava. Alguns foram embora sem pegar o seu merecido troféu. Uma pena.

O elogio vai pras fotos da chegada, um sistema muito simples onde eles fotografam a prova toda na chegada e depois, pelo tempo que você completou, eles adicionam cerca de dois segundos antes e depois, assim todo corredor consegue umas seis fotos do momento da sua chegada. Toda prova poderia ter isso, não seria bacana?

Leonor, 4ª colocada geral feminina e campeã da sua categoria
E não é que o carro voltou mais pesado do que foi? É que a nossa amiga Leonor fez bonito e ficou com o troféu de campeã da sua categoria, além de ter conquistado a 4ª posição geral feminina. Que beleza, foi um orgulho e tanto para nós que saímos de São Paulo sem saber muito o que esperar de uma prova que não conhecíamos e não conseguimos informação alguma na internet, nem mesmo da primeira edição.

Valeu demais. Foi uma prova simples, clima intimista, cara de treinão. Não teve camiseta, o que pra quem corre a primeira vez faz falta, mas pra quem já não tem onde colocá-las não é um item indispensável. A medalha simples, de cerâmica, também é válida. E, por incrível que pareça, com tão poucos atletas faltou água para os últimos, no único posto de hidratação da prova! E, mesmo pra quem pegou, a água estava quente (eu bebi só um gole e joguei o resto na cabeça). Pelo menos a água da chegada estava gelada e tinha em abundância. São essas as sugestões para a próxima edição: banheiros químicos, nem que sejam apenas dois, melhora na hidratação e cuidado na apuração final.

Lanche pós-prova estilo self-service. Até sobrou.
Foto: costama.com.br

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Muito legal, Luiz. Gostaria de ter ido e, quem sabe, decida ir numa próxima edição. Parabéns pelo belo relato e pelo tempaço! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Luiz!!!
    Nas provas que tem parte do percurso de areia aqui no Rio, as Night Run's, a areia é fofa, o que dificulta correr de tênis e as tornam muito mais puxadas; dificilmente um corredor consegue bater o recorde pessoal. Sinceramente, já tentei treinar uma vez na areia e "ODIEI"... Eu me sinto preso, lutando contra correnteza, hêhê!
    Me viciei a treinar com cinto de hidratação e tanto em treinos quanto em corridas eu bebo água a cada 2,5Km... Ia passar sufoco com a garganta seca caso houvesse falhas nesse sentido em alguma prova.
    Participei de uma prova, as 10 Milhas da Mizuno ano passado que tinha esse mesmo sistema de fotos na chegada e você ainda tinha a opção do vídeo de sua chegada. Não deve ser tão dispendioso assim para a organização, principalmente com os altos preços das provas que participo.
    Parabéns pelo Recorde Mundial Pessoal e Vamos que Vamos para o próximo que esse já é passado!

    ResponderExcluir
  3. Fábio, você iria gostar, e provavelmente também faria uma bela prova. Apesar do sol, o percurso todo plano ajudou e muito.
    Muito obrigado pelas palavras, adorei o "tempaço" hehehe

    ResponderExcluir
  4. Wanderson, a areia aqui foi dura, isso ajudou. Pra ser sincero eu estava mesmo com medo de que fosse areia fofa. O percurso todo plano ajudou e acredito que todos aqueles que estavam no seu "dia bom" fizeram um belo tempo.
    A única coisa que pegou é que areia reflete o sol, então a sensação de calor é maior, mas não atrapalhou correr não.
    Quanto ao cinto de hidratação ele teria ajudado. Em provas de 5k, eu passo até sem beber água, mas dessa vez ela serviria e muito pra um bom banho a cada 500m rsrsrs

    Também acho que as provas que cobram mais tem que oferecer serviços melhores, e essa da foto e video da chegada é um belo serviço a ser oferecido, um diferencial que as organizadoras deveriam adotar.

    ResponderExcluir
  5. Eu tbem estava bem confiante de que faria meu sub-30, mas nao rolou. O calor realmente estava insuportavel e a agua quente no posto de hidratação não ajudou! Quando vi que realmente nao conseguiria, relaxei e curti o finalzinho da prova com cara de treino! Lugar lindo e o clima mto gostoso! Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Kelly Miss Corridas, você foi muito bem. Sem querer parecer chato com o manjado "estudos revelam", mas estudos revelam que o calor acelera nossos batimentos e torna a sensação de esforço muito maior. Tanto que as provas "frias" são consideradas as ideais para quebra de recordes.
    O seu sub-30 está próximo, continue treinando e evoluindo!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.