sábado, 20 de dezembro de 2014

I Corrida de Santana

Prova: I Corrida de Santana
Local: Praça Herois da FEB - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 07/12/14
Distância: 4,4 k (5ª)
Geral: 37ª corrida - 2014: 22ª corrida 
Tempo: 18'10'' - Ritmo: 4:07 min/km
Classificação geral masculino: 22º (de 124) - Categoria (35-39): 2º (de 17)
Resultado oficial: http://www.corpuseventos.com.br/resultados/1780.pdf

E tome mais corrida gratuita! E que aparece "de repente", pra variar :D
A I Corrida de Santana foi mais uma dessas provas que a gente fica sabendo por grupos no face, os amigos te marcam e você sabe que tem que correr pra se inscrever porque vai acabar rapidinho. Fiz a inscrição do #casalquecorre e ficamos aguardando mais detalhes que não vieram, a não ser que a largada seria na Praça Heroi da Força Expedicionária Brasileira (local de outra corrida que participei, a Etapa Santana do Circuito Popular 2013) e que o kit seria entregue no dia da prova (o que é muito bom).

Domingo dia 07 não acordei com grande pique para correr. Já no café da manhã (que sempre tomo "forçado" em dia de prova, porque não consigo ter fome a essa hora da manhã) eu senti que estava meio pesado, um tanto enjoado, não sabia bem o que era.
Por conhecer a região, e imaginar até que o percurso seria bem parecido com o da corrida do Circuito Popular que já citei, eu sabia que era uma corrida sem maiores dificuldades, boa pra quem quer quebrar seus recordes. Mas mesmo que eu estivesse 100%, não se pode quebrar um recorde a cada domingo, e graças a Deus eu venho de uma sequência boa onde consegui nas últimas provas tempos muito bons (para o meu padrão) e até colocações inesperadas no geral e na categoria.

Chegamos cedo, sem problemas para estacionar e retirar o kit
Na chegada da arena notamos que aquela era uma corrida bem "simples". Retiramos o kit (camiseta, chip e número de peito) e procurei pelo guarda-volume, que não encontrei. Perguntando então onde retirei o kit, fui informado que era "ali mesmo". Então ta, aqui está minha mochila - e o rapaz não sabia o que fazer com ela :P
Após orientação de outro staff, acompanhei meio ressabiado a mochila sendo colocada num cantinho com a etiqueta do meu número de peito colada nela. Logo viriam outros corredores para usar o "serviço" e a coisa ficaria mais com cara de guarda-volumes.

A arena estava ainda bem tranquila mas aos poucos os donos da festa começaram a chegar. Ainda assim havia poucos participantes, a prova estava com cara de corrida no interior. E quando começamos a alinhar para a largada alguém avisa: "É para o outro lado", e vão todos inverter o sentido rsrsrs... Realmente estava bem sossegado e até lúdico o negócio.

Na linha de partida novamente meu amigo Silas Fehrrer estava lá pra ganhar mais uma. Mas ele, assim como nós outros, teríamos que esperar ainda um bom atraso de 20 minutos para a largada, porque o locutor insistia em explicações um pouco confusas. O percurso tinha 1,1 Km, então daríamos 4 voltas para um percurso final de 4,4 Km. O percurso mais curto que participei até agora.

Enfim largamos, e claro que com uma volta tão curta, na segunda já estava tudo misturado, primeiros colocados com últimos. Mas como havia poucos atletas não houve problemas. Passei pela minha esposa somente na última volta minha, terceira dela. Não sei se o fato de ser uma corrida com voltas influenciou no psicológico que já não estava bom, mas a cada volta eu soltava um pouco o pé (ou as pernas é que me prendiam) e diminuía o ritmo. Comecei mais forte do que deveria. Mesmo assim concluí as 4 voltas em 18'10", projetando um tempo de 5k para 20m35s, o que seria um recorde pessoal. Se bem que faltando 600m para essa distância eu provavelmente teria um pace maior, porque terminei a prova perdendo rendimento.

As corridas também já no clima do Natal
Mas eu fiquei bem surpreso ainda com o resultado, por tudo que disse no início. Mantive o ritmo das últimas provas e ainda levaria o troféu de 2º na categoria, se essa premiação existisse nessa corrida. Mais contente ainda fiquei ao ver que a kelly ficou em 1º na faixa etária e o 12º geral, uma ótima colocação. O gostoso de correr com a esposa é ter essas alegrias da corrida em dobro!

Assistindo a premiação e rindo com as brincadeiras do
vereador responsável pela prova
Como eu disse, uma corrida simples, mas que como sempre, valeu a pena. Um posto de água no percurso, mais que suficiente porque podia se passar por ele mais de uma vez. No kit pós-prova, bonita medalha, frutas, barrinha de cereal e suco. Resultados divulgados no mesmo dia. Só mesmo o atraso na largada e o percurso pequeno deixam a desejar. Pra uma próxima edição, espero que consigam com a CET o fechamento das ruas em pelo menos 2,5k, para um percurso normal de ida e volta.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Opa! 2º colocado na categoria M35-39 ... olha um pódio aí, gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe em corrida com poucos participantes dá pra ter essas surpresas, Edson rsrs
      Obrigado pela visita e um ótimo 2015 com muitos quilômetros pra você!

      Excluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.