quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Saudade de correr... como assim?!

É, meus amigos, desde a Maratona do Rio que o blog anda parado. Isso, por si só, já é ruim.
O problema é que não só o blog, mas eu também, estou parado. Quer dizer, até fiz alguns treinos, cheguei a me inscrever para provas, mas... não rolou.

Fui assaltado por uma lesão no joelho (o famoso "calcanhar de Aquiles" dos corredores) que, se não fosse minha teimosia, já estaria até curada.

Vamos aos fatos.


Já relatei aqui no blog que no início de 2015 sofri uma pequena lesão na panturrilha esquerda. Graças a ela, fiquei alguns dias sem treinar, aplicando gelo, e quando voltei, mais alguns dias treinando leve até voltar à planilha. Me preocupou mas não foi nada grave, voltei normal e não senti mais nada.
Porém dessa vez o caso é um pouco mais sério. Venho sentindo dores no joelho esquerdo desde antes da Maratona, uma dorzinha que começou leve, aparecendo de vez em quando após um treino mais forte, mas que depois desaparecia.
Cheguei à conclusão de que teria que parar por uns dias, mas isso eu só faria após a maratona. E foi o que fiz, corri a prova no final de julho e fiquei 10 dias sem treinar, voltando depois com treinos leves, nada de tiros. Mas voltei a sentir dor.

Deveria ter parado totalmente, focado só no fortalecimento, mas não fiz. E assim a dor foi voltando ainda mais forte até que, no meu último treino, dia 17/09/15, senti uma dor bem forte e tive que abortá-lo.

Tendininte Patelar
Tentando explicar aqui de forma leiga, é o seguinte: a lesão no meu joelho é uma tendinite, comum em atletas que saltam bastante (como jogadores de basquete) e corredores. O tendão que liga a Patela ao osso da Tíbia inflama, geralmente devido ao desequilíbrio na musculatura que compõe o conjunto usado no esporte (como o quadríceps, os músculos do core (região abdominal), os glúteos (sim, tem que malhar o bumbum, galera!).

Se não alcançar o estado mais crítico, que compromete o movimento natural da perna e chega a precisar de intervenção cirúrgica, é possível tratar com repouso, aplicação de gelo e fortalecimento da musculatura, evitando aqueles exercícios que possam exigir demais do joelho (como o agachamento).

Bom, é isso que estou fazendo. Hoje completa 13 dias que estou sem treinar e pretendo ficar no mínimo mais 17. As dores já diminuíram bem, mas se com 30 dias eu sentir que ainda tem qualquer resquício de dor, estico por mais 30. Senão, volto devagarinho aos treinos, com pequenos trotes, até sentir total segurança e poder afirmar que não tenho mais lesão alguma.

Até lá vou fortalecendo e cuidando. E, como dica pra quem não quiser passar por isso, mantenham sempre os músculos fortalecidos e com um bom alongamento (sugiro o alongamento em dias alternados aos treinos).

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.