domingo, 31 de janeiro de 2016

Iniciando 2016, mudando de categoria... voltando!

Já estava na hora de eu participar de uma prova sem as "reclamações" com cara de desculpas (mas que eram bem sérias)  que fizeram parte do meu segundo semestre de 2015. O joelho ainda dá "sinal de vida", mas não me impede mais de treinar. O condicionamento aos poucos está voltando ao que era antes, se bem que ainda um pouco longe - basta ver pelo meu tempo nessa prova, que já foi de 25m58s em 2014, num percurso um pouco diferente.
Mas o mais importante: fui lá, corri e consegui desenvolver um ritmo melhor do que vinha fazendo. Mesmo com todos os contratempos, e olha que não foram poucos.

Kit pronto para a primeira do ano
Começou pela data. A Etapa São Paulo 2015 ficou pra 2016. Frustração de muitos, inclusive minha esposa e eu que, desde que começamos a correr em 2013, não perdemos uma edição: corremos em São Paulo em 2013 e 2014 e de quebra ainda participamos da etapa São José dos Campos em 2014. Mas tudo bem, corrida adiada, aguardamos.

A surpresa veio em dezembro, um dia antes da data oficial para a abertura das inscrições: amigos começaram a compartilhar a notícia de que já estava aberto, no site da Ativo! Corri lá e consegui inscrever a Kelly e eu. As inscrições, como de praxe, custavam 20 reais, mas havia dessa vez uma opção de kit plus a R$120,00. Bom, se tem quem pague...

A confusão estava formada. A organização não se manifestou, muita gente ficou na dúvida se aquela inscrição valia, na página do Circuito da Longevidade no Facebook a Bradesco Seguros disse que as inscrições abririam no dia seguinte às 10h da manhã, mas a surpresa (pra muitos, nem tanto) foi que, ao entrarem no dia informado para tentar a inscrição, os atletas deram com a cara na porta: vagas encerradas. Revolta geral, menos é claro de quem tinha conseguido se inscrever antes, pelo site da Ativo. Especulações surgiram, de que era esquema só para funcionários, por exemplo. Eu sei por experiência própria que não foi, mas que ficou feio, ficou.

Nenhuma explicação por parte da organização foi dada, a não ser que no dia 06/01/16 novo lote seria disponibilizado. Atletas aguardaram, desconfiados. E eis que, no dia 05/01/16... a Ativo abre, novamente sem aviso prévio, as inscrições do segundo lote. Quem soube através dos compartilhamentos de amigos nas redes sociais, correu lá e garantiu a inscrição. Quem não ficou sabendo, entrou no dia seguinte no site da Longevidade conforme prometido, e novamente cara no muro. Desrespeito total. Até agora não havia visto isso no Circuito da Longevidade.

Outra falha aconteceu com relação ao horário da largada, mas essa eu poderia ter evitado com um pouco mais de cuidado. Não sei se, pelo fato de ter ido sozinho (a Kelly não estava bem e repassamos sua inscrição dois dias antes da prova), ou se a temporada "de molho" me deixou meio relapso, fato é que não me atentei com exatidão ao horário. Em todas as etapas anteriores, a corrida largava às 7:30, enquanto a caminhada largava às 8:30. Na página do evento oficial no facebook, o horário estava às 7:30h, mas no site da Ativo informava às 7:00. Confiei na página e cheguei lá às 6:50h. Resultado: até entregar o kit da Kelly para o amigo Ricardo e me preparar pra largar, já havia sido dada a largada. Passei no pórtico às 07:08, atrás de toda aquela multidão. Havia outros na mesma situação, percebi pela correria de gente que chegou até depois de mim.

Correr a Longevidade largando bem já é difícil. A prova é muito cheia. Correr largando lá atrás foi muito complicado. É nessa hora que gente vê que, por mais que tenhamos um ritmo humilde, há pessoas que correm ainda mais devagar, e ultrapassá-las é muito difícil. Simplesmente não havia espaço. Fiz uma corrida de zigue-zague, esbarrões e alguns pedidos de desculpas. Não teve outro jeito.

Reta de chegada. Foto: Richard Moreira (Rede Atleta)

Apesar desse contratempo, consegui correr num ritmo que me deixou contente: no geral, eu ia a 4:30 min/km, pace que só não se manteve mesmo por conta das ultrapassagens e caminhos bloqueados. Era o que eu precisava pra ganhar confiança. Cheguei ao final bem cansado mas com a certeza de que a sequência de treinos já começava a dar resultado.

Uma mudança no trajeto do último quilômetro fez a prova ficar um pouco confusa: em vez de dar a volta no Museu e entrar à esquerda para depois descer à direita sentido o Monumento, num sprint em declive como nos anos anteriores, fizeram-nos continuar e entrar por baixo, juntando os dois percursos por alguns metros: houve tumulto aí, pois os staffs se esforçavam por tentar fazer com que os corredores que passavam pelo KM 4 mantivessem a direita, mas não havia sinalização adequada. Como se não bastasse, teve gente cortando caminho e concluindo a prova com menos de 6 KM, pegando medalha de categoria com tempo inferior a elite que completou a prova! Esse absurdo, facilmente verificado caso se interessassem, foi ignorado e os troféus não foram entregues a quem realmente mereceu! Enfim... que lambança.


Infelizmente, uma última mancada da organização ainda estava por vir, pra mim: meu resultado não foi computado. Durante a semana, após algumas trocas de mensagens, veio a resposta padrão dada nesses casos: "O chip pode ter tido sua antena danificada ou não foi colocado corretamente". Conforme respondi a eles, acho que depois de 48 corridas eu já aprendi a colocar um chip direito. Isso nunca me aconteceu, mas aconteceu com minha esposa na Maratona do Rio. E não há o que fazer, pois está previsto até no regulamento. A gente fica triste, mas eles estão resguardados: se seu tempo não foi computado, você nada poderá fazer.

Feliz com mais uma medalha, fruto do meu trabalho e esforço
Espero que todos esses erros sejam corrigidos pois essa é uma prova muito simpática, com preço bom, tem um mote social, uma distância rara de 6k, enfim... ótima pra fazer parte do calendário anual do corredor que gosta de distâncias curtas. Mas dessa vez, realmente deixou muito a desejar, desde as inscrições, passando pelo percurso até a divulgação dos resultados e premiação dos atletas.


Ah... foi minha primeira corrida na categoria 40-44 anos, já que eu faço aniversário em maio e para efeito de categoria considera-se a idade que o atleta terá em 31/12 do ano vigente. 
Confesso que, nos dois anos anteriores, sonhei com uma premiação na categoria 35-39, que só não veio porque o Clube Esportivo da Penha mudou as regras em 2014 e não deu premiação na categoria para os 5k, como fez em 2013. Eu havia ficado em 7º em 2013 e prometi tentar buscar esse troféu em 2014, conseguindo chegar entre os cinco mas descobrindo com certa decepção que o troféu só seria dado pra quem disputou os 10k. Decepção pequenininha, é verdade. Seria só um mimo, afinal a alegria de ter conseguido o feito tentado foi imensa.
Agora, tenho cinco anos pela frente na nova categoria. Sonhar não custa nada. Vamos tentar buscar um troféuzinho pra se juntar à coleção de medalhas.

Prova: Circuito da Longevidade
Local: Parque da Independência - São Paulo / SP
Inscrição: R$ 20,00
Data: 24/11/16
Distância: 6 k (4ª)
Geral: 49ª corrida - 2016: 1ª corrida 
Tempo: 28'15'' - Ritmo: 4:43 min/km
Classificação geral masculino: ? - Categoria (40-44): ?
Resultado oficial: 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.