terça-feira, 10 de setembro de 2013

Volta da Penha - no quintal de casa!

Prova: 83ª Volta da Penha
Local: Clube Esportivo da Penha - São Paulo / SP
Inscrição: R$45,00 (mais R$5,00 de taxa de conveniência)
Data: 08/09/13
Distância: 5 km (4ª)
Geral: 7ª corrida - 2013: 7ª corrida 
Tempo: 24'48'' - Ritmo: 4:57 min/km
Classificação geral masculino: 29 - Categoria (35-44):

Se, para corredores experientes, correr uma prova tradicional já é algo imperdível, imagina para quem iniciou a correr esse ano e toda corrida é uma primeira vez. O que dizer, então, de uma prova que acontece desde 1930 simplesmente no quintal de sua casa?
A Volta da Penha é divulgada como a segunda corrida mais antiga do Brasil, tendo início em 1930. O problema é que a cidade de Votorantim também divulga sua corrida anual – a Corrida de São João – como sendo a segunda mais antiga. Segundo o Senhor Google, a Volta da Penha fica mesmo em terceiro lugar. Claro que a primeira é a também paulista São Silvestre.

Inscrições feitas, e por um preço muito bom, aproveitamos pra retirar os kits no horário de almoço da minha esposa. O kit pré-prova foi entregue no dia anterior à corrida, no Clube Esportivo da Penha que fica a 5 minutos de onde moro. Sem luxo, somente camiseta de boa qualidade, número de peito com chip descartável e folheto de ofertas do Sonda Supermercados  :P

Apesar de ser minha 7ª corrida, era só a segunda
vez que o kit seria retirado antes da prova. A primeira foi
na Etapa Interlagos do Circuito Popular
A Penha de França, ou somente Penha, é um dos bairros mais antigos de São Paulo. Sua fundação data do século XVII, e o aniversário do bairro se dá no dia 08 de setembro. Em 2013 a Penha completou 346 anos.
A data da prova coincidiu com o aniversário do bairro!

Meu amigo Marcelo Barreto comentou comigo como é incrível que essas corridas aconteçam todos os domingos, em diversos pontos da cidade (e são várias corridas por domingo) e nós, até poucos meses, não nos dávamos conta disso. Uma das explicações está no fato que as provas acontecem num horário onde a maioria ainda está dormindo – a largada da Volta da Penha, por exemplo, aconteceu às 7:30h da manhã.

Regulando o cronômetro na largada

Apesar de ter a opção de 10k, dessa vez ainda fiquei com o percurso menor, de 5k. Não queria estragar a alegria de participar dessa prova cometendo a indecência de chegar me arrastando ao pórtico de chegada. Além de todos os motivos citados acima, era ainda minha primeira prova "privada" (as seis anteriores haviam sido pelo Circuito Popular) e eu estava curioso pra comparar as diferenças.

E, a despeito de todo o meu apoio e incentivo ao Circuito, as diferenças realmente existem. E eu as encontrei na organização para entrega do kit, na qualidade da camiseta, no percurso com ruas liberadas para os corredores (sem os já conhecidos cones dividindo uma faixa com os carros), na premiação por categoria, entre outros. O empate ficou na aferição da distância da prova, que teve pelo menos 150 metros a mais do que os 5k anunciados. Quem correu 10k também informou que a distância foi pelo menos 200 metros maior. Pensei que isso fosse "privilégio" do Circuito Popular. Mas no geral, a prova "privada" deu um banho na prova "pública".

Sem falar na medalha, realmente muito bonita, com o logo do Clube Esportivo da Penha em destaque e a fita bem decorada.


Mas não foi fácil conquistá-la. Eu vinha da Etapa Santana do Circuito Popular onde, apesar dos 4,6k totalmente planos, eu não soube dosar bem o ritmo – larguei forte demais e quase estraguei a chegada. Havia ainda o receio de quebrar no começo porque eu já tinha visto a altimetria, e os dois primeiros quilômetros tiveram duas subidas dignas de respeito. Ainda haveria mais uma ladeirinha de inclinação leve, mas longa, no quarto quilômetro.

Mas com planejamento, a coisa fluiu bem. Saímos cedo de casa, não que fosse preciso, mas pra poder estacionar pertinho do clube (deu certo). Tempo pra fazer o aquecimento, sentir o clima da prova e pegar um bom lugar atrás das moças, que largaram dois minutos antes.

Larguei cauteloso, venci as subidas, soltei o pé na descida, virei a esquerda na Av. Governador Carvalho Pinto para a outra metade dos 5k junto ao córrego Tiquatira enquanto os valentes dos 10k seguiam reto pra fazer o contorno só na Av. São Miguel. E aí foi só manter o ritmo. Ah, e segurá-lo um pouco também, quando na tal ladeirinha do 4º quilômetro (chegando na Marginal Tietê) o monitor cardíaco apitou pra me avisar que eu estava a 98% da frequência cardíaca máxima. Doidera.

Monitor apitando e a necessidade do sorriso,
pois lá estava o Jura Santos clicando essa também!
Com tudo sob controle, apesar de estar ali próximo do limite deu pra acelerar para o sprint kamikase assim que entrei na reta final, que não foi tão final assim. Segundo o GPS, o percurso teve uns 150 metros a mais. No tempo oficial, terminei em 24'48'', 10 segundos acima do meu recorde pessoal na distância, que foi de 24'38'' na Etapa Itaquera do Circuito Popular. Mas se levarmos em conta esses 150 metros, dessa vez o tempo foi melhor. Porém, vamos considerar a medição oficial.

Aliás, mais um ponto pra organização: tempo líquido enviado por SMS cerca de duas horas após a prova.

7º lugar na categoria 35-44 anos, mas esse resultado se deve
principalmente ao fato de que a maioria dos experientes
correu a distância de 10k
Tanzanianos e quenianos participaram – e adivinhem... venceram! – dessa prova que teve premiação em dinheiro para os 5 primeiros colocados nos 10k feminino e masculino. Os 5k não teve premiação em dinheiro mas teve premiação por categoria. Mais duas posições eu até levaria um trofeuzinho, já pensou?

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Deve ser emocionante participar de uma prova tão antiga Luiz, ainda mais com Quenianos participando. Você correu com os melhores corredores do mundo. Mês passado eu completei um ano de provas oficiais e ainda não vivi esse momento... Mas, um dia eu chego lá, hêhê!!!

    ResponderExcluir
  2. Dizer que eu corri com eles é modo de falar, pois depois que a largada é dada, ninguém mais vê os caras kkkk

    Pra você ter uma ideia, minha esposa que correu os 5k chegou praticamente junto da queniana vencedora dos 10k feminino. Lembrei de uma vez que você me disse que isso aconteceu com você, mas que serviu pra você dar um sprint final e não deixar ela chegar na sua frente rsrsrsrs

    No próximo domingo 27/10 irei ver os estrangeiros de novo, pois a etapa São Paulo do Circuito de Corridas Caixa também dá premiação em dinheiro, e pelo que pude perceber onde há dinheiro envolvido, há quenianos rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é que tinha duas modelos segurando a faixa de chegada para ela passar... Eu e a campeã atrás da moto batedora com sirene ligada... O povo aplaudindo... Eu tive que me controlar para não romper a faixa com o peito e ser trucidado pelo povo rsrsrs!!! Passei pelo lado de uma das modelos e deixei a honra para a vencedora... Mas, orgulhoso de mim mesmo porque, pelo menos nos 100 últimos metros eu ganhei da campeã, hêhê!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.