terça-feira, 25 de novembro de 2014

Circuito Correr e Caminhar - Jd. Botânico

Prova: Circuito Correr e Caminhar - Etapa Jardim Botânico
Local: Jardim Botânico de São Paulo - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 16/11/14
Distância: 5 k (13ª)
Geral: 35ª corrida - 2014: 20ª corrida 
Tempo: 22'35'' - Ritmo: 4:31 min/km
Classificação geral masculino: 34º (de 368) - Categoria (35-39): Não divulgado
Resultado oficial: http://www.correrecaminhar.com.br/resultados/detalhar/5


Definitivamente, o mês de novembro chegou me trazendo provas com nível de dificuldade mais alto. Dia 02, os 10k na Zona Sul; dia 09, os 5k do Internacional Shopping; e, após participar no sábado 15 do meu primeiro Aquathlon, fui para o Jardim Botânico enfrentar mais ladeiras (e que ladeiras!) num cenário lindo que por si só já vale estarmos lá. Minha segunda participação no Circuito Correr e Caminhar Para Viver Bem (a primeira foi em janeiro/14 em Jundiaí) e mais uma vez fiquei muito satisfeito com a organização dessa corrida que, se fosse paga, valeria o pagamento.


Como toda corrida com inscrições gratuitas, a saga começa na hora de conseguir a vaga, e essas costumam acabar em minutos. Porém, sempre atento às postagem da página Na Faixa, mais uma vez garanti o #casalquecorre numa prova 0800. O único entrave dessa vez é que o kit precisava ser retirado no sábado. Como o Aquathlon tomou toda a parte da manhã e um pouco da tarde, houve quase o risco de ficar sem o kit, já que eu tenho que estar no Chopp Time Guarulhos pra cantar às 18h. Foi aí que apareceu o salvador, o amigo Orlando Baraúna que também iria participar e estava com a gente no Aquathlon. Ele pegou o seu troféu de 2º colocado na categoria e se mandou para o Jardim Botânico para retirar nossos kits.
Obs.: um pensamento em forma de palavrão surgiu quando chegamos lá no domingo e vimos que também estavam entregando kits. Que as pulgas de mil camelos infestem seus traseiros e os braços sejam muito curtos pra coçar :D Poxa, custava avisar que entregariam também no domingo?


Bora enfrentar mais 5k
A manhã de domingo amanheceu fria. Isso, somado ao ar puríssimo do Jardim Botânico, contribuía para uma prova perfeita. A dificuldade seria a altimetria, e a minha visita ao Jardim Botânico com a esposa para passeio tempos atrás havia nos enganado quanto a isso. Afinal, a parte de baixo é plana, mas a corrida se embrenha por entre os bosques e torna a coisa bem mais complicada.
Larguei quase colado na fita, junto aos amigos Silas Fherrer, Orlando Baraúna e Silas Nogueira. Eu estava um pouco apreensivo porque, pela primeira vez, fazia uma dobradinha de provas no sábado e domingo. Mas consegui correr sem sentir dores e mantive um ritmo bom, diminuindo nas subidas e soltando a pernada sem medo nas descidas.

Altimetria. Imagem: Marcelo Barreto
Além do asfalto, o percurso teve um pequeno trecho na terra. Cenário realmente muito bonito, gostoso de correr. Concluí a prova logo à frente da 2ª colocada feminina, com o tempo de 22'35'' e a 34ª colocação geral masculina. Fiquei muito contente com o resultado, principalmente pela sequência cascuda desse mês de novembro.

Lindo cenário. Foto: Marcelo Barreto
O kit pós-prova teve uma bonita medalha (mas sem inscrição de data ou distância) e frutas, além de um pacote de amendoim muito bem vindo :D
Após a premiação, que teve no pódio meus amigos Silas Fherrer como campeão e Orlando Baraúna papando a 5ª colocação, houve também um sorteio com diversos brindes, infelizmente a sorte não nos abraçou dessa vez.


Não dá pra passar batido o fato de que em novembro, até aqui, participei de 4 provas, sendo 3 gratuitas e só uma paga. Não tenho dúvidas de que as gratuitas, pelo menos duas delas, superaram em qualidade a prova paga. Já disse aqui outras vezes, mas vale a pena repetir: garimpando provas gratuitas, é possível correr o ano todo e algumas vezes tendo até que escolher entre uma e outra, pois não raro as datas coincidem. Escolha aquelas provas que você tem vontade de participar e que vale a pena pagar, e terá então um conjunto de boas provas para correr gastando um valor adequado. E sem precisar "pipocar" nenhuma vez.

Daria 100% para a organização do Circuito Correr e Caminhar se houvesse premiação por categoria. Aliás, sou da opinião de que toda prova deveria ter. Seguimos lutando por isso, e muitas já estão incluindo os prêmios por faixa etária.
Pela minha colocação geral, dificilmente eu ficaria entre os 3 primeiros da minha categoria, mas é sempre bonito ver os corredores recebendo o prêmio pela sua dedicação, mesmo não chegando entre os primeiros no geral da prova. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.