sexta-feira, 7 de novembro de 2014

I Corrida Desenvolvimento Zona Sul

Prova: I Corrida Desenvolvimento Zona Sul
Local: Parque Ecológico do Guarapiranga - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 02/11/14
Distância: 10 k (9ª)
Geral: 32ª corrida - 2014: 17ª corrida 
Tempo: 49'58'' - Ritmo: 4:54 min/km
Classificação geral: 7º (de 88) - Categoria (35-39): Não divulgado
Resultado oficial: http://polesportivo.net/data/documents/C=C3=B3pia=20de=20Corrida=20Zona=20Sul=2010km.xlsx


Desde julho, na Corrida dos Bombeiros, que eu não corria uma prova de 10k, portanto há 4 meses. E essa corrida pintou como surpresa no calendário, como a maioria das provas gratuitas: em cima da hora, avisado mais uma vez pela página Na Faixa, fiz as inscrições do #casalquecorre e aguardei o dia chegar pra saber o que iria encontrar, já que nenhuma informação era divulgada: kit, percurso, nada. Valeu demais a grata surpresa que tivemos!





Chegamos cedo no Parque Guarapiranga para pegar os kits que seriam entregues antes da prova. Coisa boa, porque a distância da zona leste até o quase extremo sul da cidade não é pequena, já pensou se tivesse que ir no sábado pra buscar os kits? Tudo muito organizado, retiramos a sacolinha, a camiseta, o número de peito com chip e alguns ítens inusitados, entre eles uma bíblia! Brinde de um dos apoiadores da prova, a Igreja Bola de Neve.

Prontos para mais uma de 10k

Alinhamos e o locutor avisou: o percurso é "desafiador" mas é muito bonito! E, assim que largamos e saímos do asfalto, pude perceber que ele falava a verdade e entendi o que ele queria dizer com desafiador. A prova era simplesmente um off-road, com percurso todo por ruas de terra/cascalho e muitas, muitas subidas, com algumas descidas íngremes que exigiam atenção para não sofrer acidentes.
O que não faltavam eram staffs, extremamente necessários aliás, porque ali no meio do bairro da Riviera seria fácil se perder e abandonar o percurso. Essa situação ficou evidente na segunda volta, já que na primeira ainda podíamos seguir os corredores mais rápidos, que por sua vez seguiam as motos.

A maioria dos corredores largaram para a distância de 5k. Ainda assim senti que seguia num bom ritmo dadas as circunstâncias. Qualquer recorde ali seria impossível devido a altimetria, mas eu sentia que poderia ir bem na prova. A parte mais difícil, talvez, foi o retorno para iniciar a segunda volta. Você estava ali, de frente para o pórtico, te convidando a desistir pra não enfrentar toda aquela pedreira novamente. E, de fato, 35 corredores desistiram, segundo a planilha oficial. Fizeram apenas a primeira volta e não passaram no tapete após o retorno. Porém eu fui adiante, 10k por mais difíceis que pareçam ainda são 10k.

A staff, de amarelo, avisando aos corredores dos 10k que ali deveríamos retornar para a segunda volta.
Os atletas dos 5k seguiam adiante para concluir sua prova
A segunda volta foi num ritmo um pouco menor que o ritmo da primeira, mas não muito. Um pequeno susto quando uma formiga tamanho gigante caiu de alguma árvore e parece que já veio com o ferrão apontado, pois me deu uma picada sem dó no braço esquerdo. Fiquei apreensivo por alguns minutos mas ao ver que nenhum efeito apareceu além da dor aguda da picada, segui despreocupado.
Durante um bom trecho, "disputei" com um corredor que se aproximou de mim e com quem fiquei lado a lado quase até o final, quando ele então abriu uma vantagem e concluiu a prova em 6º lugar, pra me deixar com o 7º lugar que, pra mim, soou quase como um pódio, afinal corredor pangaré não está acostumado a posições com um único dígito rsrs
Toda chegada, uma vitória, uma alegria sem tamanho
Após a prova, água geladinha, fruta e cereal completaram o kit. Aguardei a chegada da minha esposa que enfrentou a pirambeira com coragem e também colocou mais 10k na conta.

Saímos de lá satisfeitos, afinal se essa tivesse sido uma corrida com inscrição paga, já teria valido a pena. Foi gratuita, e com toda a organização e respeito aos corredores. Espero que em 2015 aconteça a segunda edição, onde provavelmente estaremos novamente.


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Virando "garimpeiro", hein, Luiz?

    Bela prova, parabéns por ela. Gosto bastante (você já deve ter percebido, hehehe...) também de sair desbravando novos territórios e participando de corridas inéditas.

    A gente se vê em uma dessas provas por aí. Ou por aqui. Apareça!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Luiz!
    Bela colocação geral meu amigo, deve ter ganho na categoria ou no mínimo ficado entre os três primeiros. Todas as provas deveriam dar troféu por categoria, seria um baita estímulo para todos os atletas e acho que não custaria tão caro assim... Só falta vontade...
    Essas provas com duas voltas sempre testam nossa capacidade de não desistir. Próximo dia 22 vou participar de uma assim a "Run The Night", duas voltas de 5K no Aterro. Os participantes dos 5K felizes concluindo a jornada e você tem que desviar do pórtico de chegada para mais uma volta.Todas as provas que participei com duas voltas foram no Aterro que é absolutamente plano, imagino num percurso difícil como esse. A satisfação, tal e qual ao percurso, deve ser dobrada, hêhê!!!

    ResponderExcluir
  3. Só tomei conhecimento dessa corrida através da página "Na Faixa". Essa página do Facebook, gerenciada pelo atleta Osmar Macias, é muito útil e já aproveitei várias dicas divulgadas por lá.

    Gostei da prova e vou ficar atento para voltar o ano que vem, mas confesso que minha performance não foi das melhores já que sofri bastante com as "subidinhas" que o Luiz descreveu acima.

    Estou rindo agora, só que fazer a segunda volta para quem fez os 10 Km foi um martírio. Faz parte.

    ResponderExcluir
  4. Tem razão Wanderson, quanto mais difícil, maior a satisfação! rsrsrs
    Infelizmente o resultado foi divulgado sem a idade dos competidores, senão (como sempre faço) dá pra calcular, "no dedo", a colocação por categoria, mas é possível sim que tenha havido aí um "pódio virtual" na categoria hehehe
    Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Edson, você foi bem, mal foram aqueles que desistiram hehe
    Se bem que não podemos simplesmente "julgar", não sabemos a condição de cada um. E, como diz sempre o Fábio Namiuti que comentou acima, o importante é a saúde, corridas teremos outras, teremos várias. Só não teremos se lascarmos com o joelho numa dessas manias de "superação" rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.