terça-feira, 25 de novembro de 2014

Minha primeira prova multiesportes

Prova: Aquathlon Solidário de Natal
Local: CERET - São Paulo / SP
Inscrição: Gratuita
Data: 15/11/14
Distância: 500m natação + 3k corrida (1ª)
Geral: 34ª corrida - 2014: 19ª corrida 
Tempo: 24'39'' 
Classificação geral masculino: Não divulgado - Categoria (35-39): 13º (de 38)
Resultado oficial: http://sptri.org.br/resultados-aquathlon-solidario-de-natal-bate-recordes-em-sua-segunda-edicao/


Quando comecei a correr, a corrida por si só já era um desafio. Lembro exatamente do momento em que completei meus primeiros 10k num treino. Não faz tanto tempo assim, afinal tem menos de dois anos que comecei a treinar.
Mas a ideia de participar de uma prova que tivesse algo mais do que a corrida passava no máximo pelo Duathlon (ciclismo + corrida). Foi graças ao convencimento do amigo Osmar Macias que decidi participar pela primeira vez de um Aquathlon.


O amigo Osmar Macias me convenceu de que a gente
poderia se divertir muito nessa prova, e tinha razão
A bem da verdade, não é dessa vez ainda que vou poder dizer que participei efetivamente de um Aquathlon. Por isso o título do relato: "multiesportes". Eu adoraria chamar essa postagem de "Meu primeiro Aquathlon", mas pra isso eu teria que ter nadado os 500m e não foi o que aconteceu.

Após ter começado a treinar natação no começo de 2014, eu parei em maio e desde então não entrei mais na água. Tinha certeza de que não tinha condições de nadar nem 50 metros sem parar. Mas esse Aquathlon foi organizado justamente pra atrair iniciantes na modalidade, tanto que foi realizado na piscina do Ceret que, apesar de ser uma das maiores da América Latina com 100m x 50m, é bem rasa, com 1,40m de profundidade no centro e ainda menos que isso nas laterais. Então mesmo quem nadava bem teve dificuldade. O que se viu foi a galera fazendo uma corrida na água muito mais do que nadando.


As largadas foram divididas por baterias, começando às 9:45h com as crianças e seguindo de 15 em 15 minutos até chegar a minha vez, exatamente ao meio dia. Cerca de 20 atletas de 35-39 anos se alinharam ao meu lado dentro da água. As 11:45h já tinha havido uma primeira bateria com a mesma faixa etária, e no fim os tempos seriam somados para dar o resultado como uma única bateria (total de 38 atletas 35-39 anos).

Tentei nadar, mas não funcionou muito. Foram cerca de oito minutos de tortura para sair da água, calçar o tênis, vestir a camiseta e recuperar algumas posições nos três quilômetros de corrida com aquelas já conhecidas ladeirinhas do Ceret. Foi muito legal e meu deu vontade de voltar à natação para, quem sabe em 2016, participar de um Aquathlon de verdade, em águas abertas.

Valeu muito pela novidade, a diversão foi garantida
A organização, no geral, foi muito boa. Sabendo que a maioria era iniciante, a Federação Paulista de Triathlon fez questão de passar informações minuciosas de como tudo funcionaria. A inscrição gratuita pedia a doação de um brinquedo, e muitos brinquedos foram entregues pelos participantes.

Não houve premiação geral, apenas premiação por categoria, o que foi muito bacana pois deu chance a todos de tentarem um prêmio. É sempre uma imagem muito bonita e motivadora ver por exemplo alguns atletas com 60+ recebendo seus troféus da categoria.


Brinquedos doados
Parabéns a todos que participaram. É provável que muitos tenham, ali, dado o primeiro passo para, no futuro, se tornarem triatletas. Quem sabe eu estarei entre eles?

Touca, camiseta, medalha e frutas fizeram
parte do kit pré e pós prova.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", ou "Notifique-me", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.

E se achou a postagem interessante, utilize também os botões de compartilhamento com as redes sociais.